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Quais as diferenças entre o feijão preto e o feijão carioca?

Postado por Vapza, em 23 Apr 2019 — 19h59

Presença certa nas mesas brasileiras praticamente todos os dias junto com o arroz, o feijão é o segundo alimento mais consumido no país, atrás apenas do café. Além disso, esse é o ingrediente-base da feijoada, uma das receitas mais famosas e apreciadas da nossa culinária e do prato feito, receita básica do almoço do dia a dia nacional.

Pode ser que o sabor irresistível de um feijãozinho bem temperado seja o fator que mais pese na hora de definir nossas preferências alimentares, mas esse grão não fica atrás quando o assunto são os benefícios para a saúde.

Pertencente ao grupo das leguminosas, assim como a lentilha, o grão-de-bico e a soja, o feijão é rico em proteínas vegetais, fibras e ferro, independentemente da variedade. Assim, esse alimento contribui para a construção e a regeneração dos tecidos, promove o bom funcionamento intestinal e ajuda a combater a anemia.

Mas será que existem diferenças entre feijão preto e feijão carioca? Vamos conhecer mais sobre eles para descobrir!

Feijão carioca e feijão preto: qual você prefere?

O feijão carioca é aquele com grãos de cor bege e listras marrons, também conhecido como carioquinha. Este é o tipo de feijão mais consumido no país, correspondendo a 60% da preferência dos brasileiros.

Curiosamente, mesmo se chamando “feijão carioca”, ele não é tão popular no Rio de Janeiro: por lá, é o feijão preto que aparece com mais frequência – assim como acontece no Rio Grande do Sul.

Embora o restante do país prefira o feijão carioca na alimentação do dia a dia, de preferência misturado com arroz, é claro que o feijão preto reina absoluto quando o assunto é a feijoada, um dos pratos mais típicos da culinária brasileira.

Diferenças entre o feijão preto e o feijão carioca

Sem dúvidas, a principal diferença entre o feijão preto e o feijão carioca está na cor dos grãos, mas ela vai muito além das aparências.

A tonalidade típica do feijão preto é conferida pelo seu teor de antocianinas, um tipo de pigmento da família dos flavonoides que oferece efeitos positivos ao organismo devido às suas propriedades antioxidantes.

Isso significa que as antocianinas são capazes de combater os danos causados pelos radicais livres ao material genético das células. Dessa forma, na prática, o feijão preto protege o organismo contra o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o mal de Parkinson e de Alzheimer e vários tipos de câncer.

Além disso, os pigmentos presentes na casca do feijão preto fazem bem ao coração: essas moléculas evitam a oxidação do colesterol ruim (LDL) e a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo o risco de problemas cardiovasculares como aterosclerose, infarto e derrame.

Já em relação às suas propriedades nutricionais, o feijão preto e o feijão carioca são bastante parecidos. Observe a tabela comparativa com valores referentes a porções de 100 gramas de feijão cozido:

 

Feijão carioca

Feijão preto

Energia (kcal)

76

77

Proteínas (g)

4,8

4,5

Carboidratos (g)

13,6

14,0

Fibras (g)

8,5

8,4

Cálcio (mg)

27

29

Magnésio (mg)

42

40

Fósforo (mg)

87

88

Ferro (mg)

1,3

1,5

Potássio (mg)

255

256

Como você pôde perceber, até existem algumas diferenças entre essas variedades, mas elas são bem pequenas e não justificam a opção por um ou outro tipo de feijão. Afinal, se o feijão carioca contém mais proteínas que o feijão preto, a variedade mais escura se destaca por ter um teor mais elevado de ferro e assim sucessivamente.

Ou seja: a melhor opção é incluir essas duas variedades no seu prato para aproveitar as propriedades nutricionais de cada uma delas.

Ganhe praticidade com o feijão Vapza

Tanto o feijão preto quanto o feijão carioca precisam ficar cerca de 12 horas de molho, exigindo que você se programe com antecedência para prepará-los em casa. Além disso, as duas variedades ainda precisam de mais 2 horas de cozimento em panela comum ou 25 minutos na pressão até que os grãos fiquem macios.

Dessa forma, se você tem uma rotina corrida e cheia de compromissos, o tempo de preparo do feijão pode ser um obstáculo para incluir essa leguminosa tão nutritiva no seu dia a dia.

Pensando nisso, a Vapza oferece o feijão preto e o feijão carioca já cozidos, então você só precisa tirar da embalagem e finalizar com os temperos de que você mais gosta. Se preferir, você pode escolher essas duas variedades na versão orgânica.

Para ter ainda mais praticidade na hora de preparar uma refeição saudável e saborosa, você também pode optar pelo feijão preto ou feijão carioca Vapza já temperados: é só aquecer e servir! Assim, fica bem mais fácil incluir essa leguminosa na sua alimentação e aproveitar os benefícios desses dois tipos de feijão.

Melhor ainda: você pode comprar tudo sem sair de casa! Acesse nossa loja online e aproveite as vantagens que o feijão pode trazer para sua alimentação.

Fonte(s): Terra e Conselho Federal de Nutricionistas

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