Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Como atua um nutricionista em Food Service?

Postado por Vapza, em 31 Aug 2019 — 22h42

como atua um nutricionista em food service

No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, o profissional de saúde que mais pode nos ajudar a melhorar nossas condições de saúde por meio da alimentação, seja nos ajudando a fazer boas escolhas no dia a dia, adaptando o cardápio ou preparando pratos especiais para as nossas necessidades.

A data foi escolhida para celebrar a fundação da Associação Brasileira de Nutrição, a Asbran, que ocorreu em 1949 no Rio de Janeiro e completa 65 anos em 2019.

Embora o papel do nutricionista muitas vezes seja associado apenas com processos de emagrecimento, as responsabilidades e as funções desse profissional vão muito além de prescrever dietas para quem procura o consultório porque deseja perder alguns quilos.

Assim, o nutricionista também pode elaborar cardápios para pessoas hospitalizadas, fazer o planejamento alimentar para atletas, promover a educação sobre a alimentação em instituições de ensino e atuar na pesquisa, no desenvolvimento e no controle de qualidade da indústria de alimentos.

Além disso, o nutricionista é o profissional-chave do food service, o mercado que engloba todos os serviços envolvidos no preparo e na distribuição de alimentos que são consumidos fora de casa ou de alimentos que são adquiridos em um estabelecimento e levados para a residência do consumidor.

O papel do nutricionista no food service

Também conhecido como mercado da alimentação fora do lar, o food service abrange diversos tipos de estabelecimento que prestem serviços de alimentação coletiva, incluindo restaurantes (à la carte, self-service, prato pronto etc.), churrascarias, pizzarias, padarias, lanchonetes, quiosques, lojas de conveniência e cozinhas industriais de hotéis, hospitais, escolas, indústrias etc.

Embora o food service seja uma tendência de amplo crescimento devido à necessidade de se alimentar fora de casa ou de consumir refeições rápidas e práticas, seu conceito já aparece na Resolução no 380 de 2005 do Conselho Nacional de Nutrição, que estabelece as áreas de atuação do nutricionista e suas funções em cada uma delas.

Um dos tópicos tratados por essa resolução é a área de alimentação coletiva e os locais onde são processados ou fornecidos alimentos para o consumo fora de casa. Assim, as principais funções do nutricionista no food service são:

1. Planejar a estrutura física do local

O nutricionista é responsável por definir o layout do ambiente de forma a garantir um fluxo de trabalho lógico e seguro, além de promover a adequação da estrutura física, dos equipamentos e dos utensílios de acordo com a necessidade e os avanços tecnológicos.

2. Definir o cardápio do food service

Com base no perfil dos consumidores atendidos, os hábitos alimentares locais e a proposta do food service, o nutricionista tem a função de definir um cardápio mais adequado às particularidades de cada estabelecimento.

nutricionista de food service

Esse planejamento inclui também a criação de cardápios que atendam a necessidades específicas de diferentes públicos, incluindo crianças, atletas, pessoas hospitalizadas e consumidores com determinadas restrições ou preferências alimentares.

3. Fazer cumprir as normas sanitárias

O nutricionista tem como dever adequar a estrutura física e os processos do food service para cumprir as exigências da vigilância sanitária em todas as atividades necessárias para a prestação do serviço, incluindo:

  • Seleção de fornecedores certificados;
  • Armazenamento correto de produtos;
  • Higienização dos ambientes, equipamentos e utensílios;
  • Controle de qualidade da matéria-prima e da água;
  • Controle de qualidade dos alimentos fornecidos pelo food service;
  • Realização de exames periódicos da equipe;
  • Manejo das sobras, de alimentos fora do prazo de validade e do lixo.

4. Elaborar os documentos exigidos pela vigilância sanitária

Toda cozinha industrial deve contar com o Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), documentos exigidos pela vigilância sanitária que devem ser elaborados pelo nutricionista.

Enquanto o Manual de Boas Práticas descreve as atividades realizadas no food service de forma geral, os POPs fazem esse registro de forma detalhada, incluindo os materiais necessários, os métodos e os responsáveis. 

Nesses documentos, são abordadas atividades como higienização do ambiente, higiene e saúde da equipe, controle de vetores e pragas, entre outras.

5. Treinamento dos manipuladores de alimentos

Para o nutricionista que atua em food service, faz parte de suas funções promover o treinamento e a capacitação da equipe que lida diretamente com os alimentos, incluindo tópicos como:

  • Higiene pessoal e coletiva;
  • Recebimento e armazenamento de mercadoria
  • Manipulação dos alimentos;
  • Preparo dos pratos de acordo com a ficha técnica operacional;
  • Manejo do lixo;
  • Limpeza dos ambientes, utensílios e equipamentos;
  • Educação sobre alimentação e saúde em geral.

Conheça as vantagens da linha Vapza Food Service

A linha Vapza Food Service foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades de uma unidade de alimentação coletiva, seja uma cozinha de restaurante, lanchonete, escola, hospital, hotel ou outro estabelecimento.

Ao oferecer alimentos semiprontos que já vêm higienizados, descascados, picados e cozidos, a linha Vapza Food Service aumenta a produtividade da cozinha industrial ao reduzir o tempo de pré-preparo e oferece diversas outras vantagens, por exemplo:

  • Alimentos livres de contaminação: os produtos são cozidos e esterilizados em altas temperaturas em uma embalagem selada a vácuo, impedindo a deterioração causada pelo contato com o oxigênio e os microrganismos da atmosfera;
  • Produtos frescos e sem conservantes: devido à técnica de cozimento, os alimentos da linha Vapza Food Service se mantêm frescos e saborosos por meses sem precisar de refrigeração, congelamento ou conservantes;
  • Economia nas compras da cozinha industrial: as embalagens da linha Vapza Food Service são maiores do que as dos produtos das linhas que atendem ao consumidor final, proporcionando mais economia nas compras;
  • Maior rendimento: os produtos Vapza são aproveitados integralmente, eliminando as sobras e o desperdício;
  • Padronização de produtos e processos: os alimentos Vapza já vêm com corte, tamanho, formato e textura padronizados, facilitando a padronização dos pratos e a elaboração da ficha técnica operacional e da ficha técnica gerencial;
  • Redução das despesas e do desperdício: como os produtos Vapza são semiprontos e dispensam refrigeração, eles promovem a economia de recursos como água, luz e gás. 

A linha Vapza Food Service facilita o trabalho do nutricionista na cozinha industrial e é ideal para proporcionar mais segurança, economia e praticidade, aumentando a produtividade do negócio e a satisfação dos clientes.

Com a linha Vapza Food Service, seu comércio terá um aliado importantissímo, a praticidade, assim você terá mais tempo para seus clientes. Acesse a nossa loja online e confira os nossos produtos! 

Conheça nossas Linhas de Produtos