Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Borsch: conheça a sopa de beterraba russa

Postado por Vapza, em 19 Mar 2019 — 22h32

Um creme de cor vermelho-intensa, rico em sabores e supernutritivo: esta é a borsch, a sopa de beterraba que se espalhou dos países do Leste Europeu para o restante do mundo, conquistando inclusive o paladar brasileiro com sua mistura de carne e vegetais.

Embora a sopa borsch seja conhecida como uma receita tradicional da Rússia, sua origem verdadeira parece estar na Ucrânia. Mas a disputa não para por aí, pois países como Lituânia, Polônia e Romênia também consideram essa sopa como seu prato nacional, o que faz com que ela possa ser preparada de diversas formas.

No fim do século XIX, a sopa de beterraba foi levada até a Europa Oriental e a América pelos imigrantes judeus, que fugiam da perseguição sofrida naquela região. Por aqui, o nome desse prato pode ser grafado como “borsch”, “borscht” ou “borche”, que são variações do termo “borshtch” (no alfabeto cirílico: борщ), proveniente de línguas eslavas como russo e ucraniano.

Sopa de beterraba sem beterraba?

Se hoje o ingrediente mais famoso da sopa borsch é a beterraba, saiba que, em seus primórdios, ela não levava esse ingrediente! Na verdade, entre os séculos V e IX, o prato consistia em um simples caldo feito com as folhas de uma planta típica dos países eslavos, que teria dado origem ao termo “borshtch”.

Essa planta (que não existe no Brasil, mas é parente da nossa salsinha) era picada e deixada de molho para fermentar, até que se formasse uma bebida azeda à qual era atribuído o poder de curar ressacas. Esse líquido era cozido junto com caldo de frango ou bife, gema de ovo e nata, resultando em uma sopa saborosa e com gosto ácido.

Com o passar do tempo, novos ingredientes, como o repolho, foram acrescentados à receita. Assim, a sopa borsch foi deixando de ser um prato consumido apenas pelos camponeses, despertando o interesse dos nobres.

Existem várias lendas sobre como a beterraba passou a ser usada como ingrediente principal da sopa borsch, mas não há comprovação de sua veracidade. O que se sabe, porém, é que isso não aconteceu antes da metade do século XVI, pois não havia beterrabas na região.

Hoje, a versão mais aceita é que o acréscimo da beterraba à sopa borsch teria sido uma ideia dos povos ucranianos que viviam sob o domínio russo entre os séculos XVII e XVIII – por isso a confusão sobre a origem do prato.

Naquela época, a receita consistia em fazer um fermentado de beterraba, colocá-lo para ferver em um caldeirão de barro e, em seguida, adicionar a beterraba em si, repolho, cenoura e qualquer outro vegetal que estivesse disponível. Os ucranianos também acrescentavam caldo de ossos à mistura e, quando possível, alguns pedaços de carne suína, bife ou frango.

A sopa borsch moderna

Já tendo a beterraba como ingrediente principal, a sopa borsch continuou se modificando e recebendo novos ingredientes, como tomate, batata, cebola e suco de limão, além de ganhar uma versão para ser servida fria.

Atualmente, esse prato é tão querido (especialmente no mundo eslavo) que ele faz parte do cardápio disponível aos cosmonautas que viajam à Estação Espacial Internacional (ISS).

Tempo de cozimento da beterraba: como facilitar o preparo da sopa borsch

Você está com vontade de fazer a sopa borsch em casa, mas acha que o preparo é muito demorado devido ao tempo de cozimento da beterraba? De fato, não podemos dizer que você não tem razão.

Afinal, para ficar com uma textura macia o suficiente para ser utilizado na sopa, esse ingrediente precisa cozinhar por 75 minutos na panela comum. Já na panela de pressão, o tempo de cozimento da beterraba é de 45 minutos depois que ela começar a chiar. E isso tudo sem contar o tempo para higienizar e descascar!

Contudo, se a sopa borsch já foi até para o espaço, é claro que existe uma forma mais rápida e prática de prepará-la em casa. Para isso, a dica é utilizar a beterraba em cubos Vapza, que já vem higienizada, descascada e cozida, pronta para ser utilizada nessa receita.

Além disso, para deixar o preparo ainda mais fácil, você pode utilizar a carne bovina Vapza, que já está temperada e cortada em tirinhas e foi cozida no próprio molho.

Se preferir, você pode fazer como os camponeses ucranianos e misturar a carne bovina com peito de frango ou carne suína desfiada – esses dois ingredientes também já são oferecidos prontinhos para você pela Vapza, então você não vai ter trabalho extra para preparar a sua receita.

Vale lembrar que os produtos Vapza são cozidos e esterilizados dentro da própria embalagem fechada a vácuo, por isso eles dispensam a adição de conservantes e se mantêm frescos, saborosos e nutritivos por meses sem precisar de refrigeração.

Veja como fazer a sopa borsch:

Ingredientes

  • 1 caixa de beterraba em cubos Vapza cozida no vapor
  • 1 caixa de carne bovina em tiras Vapza cozida no molho da própria carne (ou uma mistura de carne bovina, frango e carne suína)
  • 2 cenouras médias raladas
  • 1 talo de aipo (salsão) picado em cubinhos pequenos
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 folha de louro
  • 1 lata de purê de tomate
  • 2 xícaras de repolho fatiado
  • 2 litros de água
  • 1 lata de creme de leite
  • Gotas de suco de limão
  • Sal, pimenta e salsinha a gosto

Para fazer o creme azedo que acompanha a sopa borsch, misture algumas gotas de suco de limão ao creme de leite e bata com um fouet (batedor). Deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cenoura e o aipo (salsão). Adicione a folha de louro, o purê de tomate e a água, deixando cozinhar em fogo baixo até os ingredientes ficarem macios. Em seguida, adicione ¾ da caixa de beterraba em cubos Vapza e misture bem.

Leve a sopa ao liquidificador e bata até obter um creme uniforme. Retorne a sopa à panela e acrescente o repolho fatiado, o restante das beterrabas e a carne bovina em tiras Vapza junto com o molho. Leve de volta ao fogo, acerte o sal e a pimenta a gosto e deixe ferver por mais 10 minutos. Sirva a sopa borsch acompanhada pelo creme azedo e a salsinha picada a gosto.

Pronto! Muito mais fácil do que esperar o tempo de cozimento da beterraba e da carne, não é mesmo? Assim, em menos de uma hora, você pode reproduzir na sua casa uma receita tão rica em história e sabor. Aproveite essa delícia que é sopa borsch acessando o site da Vapza e adquirindo esses e muitos outros ingredientes para suas receitas!

Fonte(s): Enciclopédia BritannicaHistory TodayRussiapediaProud of Ukraine e Russia Beyond

Conheça nossas Linhas de Produtos