Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Conheça os benefícios do chocolate e quatro receitas deliciosas com Vapza

Postado por Vapza, em 07 Jul 2019 — 20h10

chocolate dia mundial

Para quem é fã de chocolate, o mês de julho guarda uma data muito especial: trata-se do Dia Mundial do Chocolate, comemorado no dia 7 deste mês. Por isso, nada mais justo do que aproveitar a data para saborear essa delícia que ainda faz bem à saúde!

Pois é, caso você precise de uma “desculpa” para comer seu doce preferido, saiba que ele oferece muitas vantagens para o organismo – com destaque para as versões amargas, que têm maior teor de cacau. Conheça os principais benefícios do chocolate e aproveite:

1. Dá energia e ânimo para as atividades do dia a dia

O chocolate é um alimento com alto valor energético, o que nos ajuda a ter disposição para realizar nossas tarefas. 

Além disso, ele contém substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina (também presentes no café e no guaraná), que fazem o cérebro se manter alerta e favorecem a concentração.

2. Reduz a pressão arterial

O chocolate ajuda a controlar a pressão arterial devido à presença do óxido nítrico, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Na versão amarga, esse efeito é potencializado pela presença de substâncias antioxidantes, como as procianidinas e catequinas, que inibem a ação de uma enzima que faz a pressão aumentar.

3. Ajuda a controlar o colesterol

Os benefícios do chocolate amargo também incluem um maior equilíbrio nas taxas de colesterol, pois seu teor de flavonoides aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL). 

dia do chocolate

Além disso, as substâncias antioxidantes presentes nesse alimento previnem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Junto com o controle da pressão arterial, esse efeito ajuda a reduzir o risco de problemas cardiovasculares como infartos e derrames.

4. Evita complicações na gravidez

Um estudo científico conduzido pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo de chocolate rico em cacau pode estar relacionado a uma redução do risco de pré-eclâmpsia (hipertensão na gravidez) devido ao teor de teobromina.

De acordo com a pesquisa, as mulheres que consumiram chocolate amargo cinco vezes por semana tiveram uma redução de 40% nas chances de desenvolver essa complicação em comparação com aquelas que só consumiram esse alimento uma vez por semana ou menos.

5. Previne o envelhecimento precoce

Além de ser utilizado em tratamentos de beleza para a pele e o cabelo devido ao seu poder hidratante, o chocolate ajuda a combater os sinais do envelhecimento de dentro para fora.

Esse benefício acontece pelo conteúdo de substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais, que contribuem para neutralizar os danos causados pelos radicais livres, as moléculas responsáveis pela degradação do colágeno e o consequente surgimento de rugas e flacidez.

6. Favorece a saúde emocional

O chocolate contém triptofano, uma molécula que participa da produção de serotonina, conhecida por ser o neurotransmissor do relaxamento, e estimula a liberação de endorfinas, que conferem sensação de bem-estar.

dia mundial do chocolate

Além disso, esse alimento ajuda a reduzir os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Dessa forma, o chocolate pode contribuir na prevenção e combate de sintomas relacionados à depressão e à ansiedade.

7. Contribui para o emagrecimento

Pode parecer contraditório, mas acredite: o chocolate pode ajudar você a emagrecer! Esse efeito acontece pela presença das substâncias estimulantes, que aceleram o metabolismo e a queima de gordura, e pelo combate à ansiedade, evitando a compulsão alimentar.

Além disso, o chocolate contém ácido fenólico, um composto que favorece a produção de leptina, uma molécula natural responsável pela sensação de saciedade.

Porém, para aproveitar esses benefícios do chocolate, é preciso consumi-lo com moderação. Além de dar preferência à versão amarga, que tem uma quantidade maior das substâncias responsáveis por esse efeito, a ingestão deve ser limitada a 30 gramas (dois quadradinhos), pois esse é um alimento bastante calórico.

Receitas com Vapza e chocolate

Um dia só é pouco para comemorar essa guloseima, não é mesmo? Por isso, nós selecionamos várias receitas com Vapza e chocolate para você preparar sobremesas práticas e deliciosas – assim você pode comemorar o mês inteiro! Confira:

Como os alimentos Vapza já vêm semiprontos, você pode aproveitar os benefícios do chocolate de forma muito mais prática, sem ter que passar muito tempo na cozinha. Comemore o Dia Mundial do Chocolate com suas receitas preferidas! Acesse nosso site e compre sem sair de casa!

Fonte(s): TerraMinha Vida e UOL

Conheça nossas Linhas de Produtos