Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Procura por alimentos orgânicos cresce no Brasil

Postado por Vapza, em 20 Aug 2019 — 22h56

procura por alimentos orgânicos cresce no Brasil

O setor de alimentos orgânicos no Brasil apresentou um crescimento de 20% entre 2017 e 2018, de acordo com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis).

Esse crescimento é resultado do aumento da procura de alimentos orgânicos pelos consumidores, que cada vez mais se preocupam em consumir produtos realmente saudáveis e que causem impacto positivo no meio ambiente e na economia.

Segundo um estudo do Organis de 2017, 15% da população brasileira consome alimentos orgânicos com regularidade, e 84% das pessoas demonstram interesse de aumentar o consumo desses produtos. 

A maior taxa de consumo foi encontrada na Região Sul, com 34%, seguida pela Região Centro-Oeste com 21%, a Nordeste com 15% e a Sudeste com 10% (a região Norte não foi incluída na pesquisa).

Para atender a essa demanda crescente, o número de produtores de alimentos orgânicos também aumentou. Conforme dados fornecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, havia um total de 6.719 unidades produtivas certificadas no país em 2014. Os dados mais recentes, já de 2019, apontam que hoje essa soma é de cerca de 19.200, o que representa um crescimento de 85% no número de produtores certificados.

O que são alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem o uso de substâncias artificiais, como agrotóxicos sintéticos, fertilizantes químicos, hormônios e transgênicos. Embora a classificação “orgânico” geralmente seja atribuída a frutas, legumes e verduras, ela também pode incluir produtos de origem animal e industrializados.

Além disso, é válido lembrar que a legislação brasileira determina que um alimento será considerado orgânico apenas se for cultivado ou extraído de unidades produtivas que utilizem técnicas sustentáveis para o meio ambiente, o trabalhador do campo e a comunidade rural. 

Alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil

De acordo com o estudo do Organis, as verduras são os alimentos orgânicos mais consumidos no país, aparecendo em 63% das cestas de compras das pessoas que buscam esses produtos. Em seguida, aparecem os legumes e as frutas (ambos com 25%) e os cereais (12%). 

alimentos orgânicos

Entre as verduras, o maior destaque foi a alface, que aparece em 33% das compras de produtos orgânicos, seguida pelo tomate (21%) e pela rúcula (7%). A couve e o repolho também foram citados.

Já entre os legumes e hortaliças, aparecem no topo da preferência do consumidor itens como brócolis (6%), seguido por batata, cenoura, abóbora e quiabo, presentes em até 5% das compras de alimentos orgânicos. Entre as frutas, os maiores destaques foram os sucos em geral (7%), a banana (7%) e a maçã (6%).

Benefícios dos alimentos orgânicos

A principal motivação para consumir alimentos orgânicos é a saúde: de acordo com o estudo do Organis, 64% dos consumidores desses produtos revelou dar preferência a eles porque eles são mais saudáveis do que os tradicionais. A proteção ambiental apareceu em segundo lugar, sendo apontada por 18% dessa fatia da população. 

A esses dois motivos, soma-se ainda a preocupação com as condições socioeconômicas dos produtores rurais, cada vez mais frequente entre os consumidores.

A boa notícia é que essas motivações realmente justificam a preferência, pois os benefícios dos alimentos orgânicos correspondem às expectativas dessa população. Conheça os principais:

  • Alimentos mais saudáveis: por serem livres de agrotóxicos, fertilizantes químicos, hormônios e transgênicos, os orgânicos oferecem menos risco de alergia, sobrepeso, obesidade, problemas hormonais e câncer;
  • Maior concentração de nutrientes: por não receberem substâncias artificiais durante o cultivo, as plantas precisam aumentar sua própria produção de vitaminas e outros elementos que as protegem contra ameaças como pragas e microrganismos;
  • Preservação do meio ambiente: além de não contaminar o solo e as águas com agrotóxicos, a produção dos alimentos orgânicos contribui para o enriquecimento do solo ao usar técnicas como rodízio de culturas e plantio direto;
  • Valorização do bem-estar animal: os alimentos orgânicos de origem animal são produzidos com práticas que garantem o bem-estar de aves e rebanhos bovino, suíno etc., como o uso de ambientes amplos em vez de confinamento;
  • Melhores condições de vida e trabalho para o produtor rural: além de preservar a saúde dos agricultores por não os expor a insumos tóxicos causadores de doenças, a produção de alimentos orgânicos gera mais postos de trabalho no campo e resulta em melhores condições socioeconômicas para as famílias de pequenos produtores rurais.

alimentos orgânicos no Brasil

Conheça a linha Orgânico da Vapza

Uma das principais barreiras para o consumo de alimentos orgânicos apontadas pelos consumidores desses produtos foi a dificuldade de encontrá-los em locais próximos. Se este é o seu caso, saiba que você pode contar com a linha Orgânico da Vapza, que está disponível nos supermercados e na loja online.

A linha Orgânico da Vapza oferece uma ampla variedade de alimentos orgânicos que já vêm semiprontos, incluindo arroz integral, feijão carioca, feijão pretoquinoa, soja, mix 7 grãos e peito de frango.

Como os alimentos Vapza são cozidos e esterilizados no vapor em altas temperaturas e dentro da própria embalagem selada a vácuo, eles não se deterioram pela ação de microrganismos ou pelo contato com o oxigênio, permanecendo fresquinho por meses em temperatura ambiente e sem conservantes.

A Vapza trabalha apenas com produtores certificados, garantindo que aquele alimento é realmente orgânico. Além disso, a própria linha Orgânico da Vapza foi devidamente certificada pelo Ministério da Agricultura, então você pode conferir o selo de Produto Orgânico do Brasil na embalagem.

Dessa forma, você sempre pode ter à mão alimentos orgânicos saudáveis, saborosos e nutritivos e que ainda são muito práticos, pois os produtos da linha Orgânico da Vapza já vêm higienizados, descascados e cozidos. Assim, fica muito mais fácil aproveitar todos os benefícios dos orgânicos e da comida de verdade.

***

Agora que você entendeu o que são produtos orgânicos e o porquê da população ter começado a procurá-los, conte com a Vapza para encontrar alimentos orgânicos. Acesse a nossa loja online e encontre as opções que mais lhe agradam. 

Fonte(s): ASSERJ, Agência Brasil, Organis e Governo do Brasil

Confira também...

Conheça nossas Linhas de Produtos