Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Os benefícios do grão-de-bico

Postado por Vapza, em 28 May 2019 — 21h25

benefícios do grão de bico

O grão-de-bico é um representante do grupo das leguminosas, assim como o feijão-preto, o feijão-carioca, a lentilha e a soja. Em função disso, esse alimento apresenta características em comum com o restante da família, embora os benefícios do grão-de-bico façam com que ele se destaque em determinados aspectos.

Com origem no Oriente Médio há mais de 7,5 mil anos, ele é o principal ingrediente do homus, a famosa pasta de grão-de-bico típica da culinária árabe. Contudo, por ser um alimento muito versátil, ele também pode ser utilizado no preparo de aperitivos, sopas, empadão e muitas outras receitas.

Além disso, assim como o restante da família, essa leguminosa oferece uma série de vantagens para a saúde. Conheça os principais benefícios do grão-de-bico e saiba por que vale a pena incluir esse alimento no seu dia a dia:

1. É digerido facilmente e tem mais ferro disponível

Uma vantagem do grão-de-bico é que ele apresenta a melhor digestibilidade entre as leguminosas, pois contém a menor quantidade de antinutrientes (substâncias que atrapalham a absorção de vitaminas e minerais).

Isso significa que o organismo tem mais facilidade para processar o grão-de-bico e para absorver seus nutrientes, com destaque para o ferro, que tem uma maior disponibilidade nesse alimento do que nos outros representantes do grupo.

2. Contribui para o ganho de massa muscular

Assim como as demais leguminosas, o grão-de-bico é uma boa fonte de proteínas vegetais: são 8,86 gramas desse nutriente em uma porção de 100 gramas desse alimento cozido, livres de colesterol.

Dessa forma, ele é uma boa alternativa para substituir a carne e fornecer a matéria-prima para a construção dos músculos, pois oferece quase todos os aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo corpo), com exceção da metionina.

3. Auxilia processos de perda de peso

O grão-de-bico tem 164 calorias em uma porção de 100 gramas, mas seu valor energético está muito bem equilibrado com o teor de proteínas e fibras, que favorecem o emagrecimento.

vantagens do grão de bico

As proteínas por si só satisfazem mais do que os carboidratos simples e não causam pico glicêmico, ajudando a controlar o apetite.

Esse efeito é potencializado pela presença das fibras, especialmente as do tipo solúvel, que absorvem água ao chegar ao estômago, se expandem e formam um gel que prolonga a saciedade.

4. Melhora a função intestinal

Os benefícios do grão-de-bico conferidos pelas fibras também incluem o bom funcionamento do intestino e a prevenção de doenças.

Nesse caso, as responsáveis são as fibras insolúveis, que estimulam os movimentos peristálticos e evitam a prisão de ventre. Além disso, o consumo de alimentos ricos em fibras está associado com a redução do risco do desenvolvimento de pólipos e de câncer colo-retal.

5. Ajuda a controlar a taxa de glicose no sangue

Outra propriedade benéfica das fibras presentes no grão-de-bico é que elas reduzem a velocidade com que os açúcares provenientes da alimentação são absorvidos pelo intestino.

Dessa forma, esse alimento ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, podendo ser uma boa opção para pessoas com diabetes.

6. Protege o coração e os vasos sanguíneos

As fibras do grão-de-bico diminuem a absorção do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos pelo intestino, o que previne a formação de placas de gordura nas artérias e reduz o risco de problemas cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.

grão de bico benefícios

Além disso, esse alimento combate a oxidação do colesterol e seu consequente depósito nos vasos sanguíneos e ajuda a reduzir a pressão arterial devido à presença do potássio.

7. Contribui para uma boa saúde mental

O grão-de-bico se destaca entre as leguminosas por ter um alto teor de triptofano, um aminoácido que participa da produção da serotonina – o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Além disso, esse alimento oferece magnésio, um mineral que ajuda a combater o estresse e a ansiedade, contribuindo para uma boa saúde mental.

Vantagens e benefícios do grão-de-bico Vapza

Apesar de ser um alimento saboroso, saudável e versátil, muitas pessoas sentem dificuldade para incluir o grão-de-bico na alimentação porque seu preparo é bastante trabalhoso. É preciso deixá-lo de molho de um dia para o outro (12 horas) e cozinhá-lo por 15 minutos na pressão ou por 60 na panela comum.

Se esse é o seu caso, saiba que a Vapza resolve esse problema ao oferecer o grão-de-bico já cozido, pronto para ser utilizado nos seus pratos e receitas. A tecnologia Vapza potencializa ainda mais os benefícios do grão-de-bico, pois ele é cozido no vapor e preserva seus nutrientes, já que eles não são perdidos na água do cozimento.

Outra vantagem é que o alimento é esterilizado dentro da própria embalagem selada a vácuo, eliminando todos os microrganismos e impedindo que novos germes entrem em contato com ele. Assim, o grão-de-bico Vapza permanece fresquinho por vários meses sem a necessidade de adicionar conservantes ou de guardá-lo na geladeira.

Além disso, a Vapza conta com o grão-de-bico orgânico, que é cultivado sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos e outros aditivos.

O grão-de-bico orgânico Vapza é livre de substâncias prejudiciais à saúde e apresenta um valor nutricional ainda mais elevado, além de ser produzido em um sistema que contribui para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais e proporciona melhores condições de vida e de trabalho ao produtor rural.

Agora que você conhece todos esses benefícios do grão-de-bico, aproveite a praticidade dos produtos Vapza para incluí-lo na sua alimentação sem passar muito tempo na cozinha. Acesse nossa loja online e adquira nossos produtos sem sair de casa.

Fonte(s): New World EncyclopediaEu AtletaMundo Boa FormaAbril Saúde

Confira também...

Conheça nossas Linhas de Produtos