Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

O que são alimentos orgânicos e quais os seus benefícios?

Postado por Vapza, em 23 May 2019 — 18h51

o que são alimentos orgânicos

Quanto o assunto é alimentação saudável, o primeiro item a ser lembrado costuma ser o teor de calorias em comparação com as quantidades de fibras, vitaminas e sais minerais oferecidos por um produto.

Contudo, existe outro fator que deve ser levado em consideração: trata-se da contaminação dos alimentos por resíduos de substâncias artificiais utilizadas em sua produção, incluindo agrotóxicos e hormônios, que podem trazer uma série de prejuízos para a saúde – e é justamente nesse ponto que entram os alimentos orgânicos.

De acordo com um relatório divulgado pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável no fim de 2018, esse mercado cresceu 20% no país em um período de 12 meses.

Com o aumento da procura, cresceu também o cultivo desses alimentos, resultando em benefícios tanto para a saúde dos consumidores e produtores rurais quanto para o meio ambiente e a economia local.

O que são alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são aqueles que dispensam o uso de substâncias artificiais em sua produção e são livres de agrotóxicos, fertilizantes químicos, hormônios e transgênicos.

Além disso, de acordo com a legislação brasileira, os alimentos orgânicos devem ser cultivados ou extraídos a partir de um sistema sustentável para o meio ambiente e as comunidades rurais, sem a utilização de práticas ou insumos que tragam prejuízos ao ecossistema ou à saúde do produtor.

benefícios dos orgânicos

Embora a classificação de alimento orgânico normalmente seja associada a frutas, legumes e verduras, ela também pode ser atribuída a produtos de origem animal, como carne, ovos, leite etc., e a produtos industrializados, os quais devem conter no mínimo 95% de ingredientes orgânicos.

Benefícios dos alimentos orgânicos

As práticas de cultivo e obtenção dos alimentos orgânicos fazem com que eles ofereçam benefícios a todos os elementos envolvidos na cadeia produtiva, incluindo os produtores rurais, os recursos naturais, os animais e os consumidores.

Conheça as principais vantagens desses alimentos:

1. Alimentos livres de substâncias prejudiciais à saúde

Como a produção dos alimentos orgânicos não utiliza agrotóxicos, fertilizantes artificiais, hormônios e outras substâncias prejudiciais, eles são muito mais seguros para os consumidores e produtores rurais.

Em consequência, a escolha por esses alimentos ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças associadas a esses aditivos, como alergias, sobrepeso e obesidade, desequilíbrios hormonais, problemas neurológicos e câncer.

2. Alimentos com teor mais elevado de nutrientes

Alguns estudos científicos constataram que os alimentos orgânicos contêm mais nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes do que suas versões convencionais, oferecendo mais benefícios à saúde.

Existem duas possíveis explicações para esse fenômeno. Uma delas diz que, como não são utilizados pesticidas e fungicidas no cultivo orgânico, as plantas precisam aumentar sua produção de substâncias protetoras contra ameaças como microrganismos e pragas, refletindo em um teor mais elevado de nutrientes.

A outra hipótese é que o valor nutricional dos alimentos comuns seria prejudicado pelo uso dos fertilizantes químicos, pois eles aceleram o crescimento das plantas ao aumentar seu conteúdo de água.

Assim, os nutrientes ficam mais diluídos devido à maior quantidade de líquido, enquanto os alimentos orgânicos apresentam uma concentração maior desses elementos benéficos.

3. Preservação do meio ambiente e dos recursos naturais

A produção de alimentos orgânicos contribui para a preservação do solo e das águas por não contaminá-los com resíduos de agrotóxicos e outras substâncias prejudiciais. Assim, evita-se a degradação dos recursos naturais tanto no local de produção quanto em áreas mais afastadas, que poderiam ser atingidas por contaminantes carregados pelas chuvas e rios.

Além disso, para proteger a plantação de pragas e fornecer os nutrientes necessários, o sistema de cultivo orgânico utiliza técnicas como rodízio de culturas, plantio direto e adubação verde, que ainda oferecem vantagens como enriquecimento do solo e prevenção da erosão.

alimentos orgânicos saudáveis

Outro benefício do cultivo de orgânicos é que ele auxilia a promoção da biodiversidade, preservando os ecossistemas locais ao não causar impacto negativo nas relações entre plantas, insetos, aves e outros seres vivos.

4. Aumento do bem-estar animal

A produção de alimentos orgânicos de origem animal deve seguir práticas que garantam o bem-estar de aves e rebanhos bovino, suíno etc.

Elas incluem a criação em ambientes amplos em vez de confinamentos, alimentação orgânica e redução no uso de medicamentos veterinários, entre outras medidas.

5. Melhores condições de vida e de trabalho aos produtores rurais

Além da preservação da saúde dos produtores rurais, pois eles não entram em contato com insumos tóxicos que poderiam ser inalados ou absorvidos pela pele, o cultivo de alimentos orgânicos oferece vantagens para o bem-estar econômico e social dessa população.

Como a produção desses alimentos demanda mais mão de obra do que os cultivos convencionais, geram-se mais empregos no campo e aumenta-se a renda das comunidades rurais, oferecendo melhores condições de vida às famílias de agricultores.

Conheça a linha Orgânico da Vapza

Embora os alimentos orgânicos sejam mais saudáveis e mais interessantes para o meio ambiente e a economia local, eles apresentam dois pontos negativos. O primeiro deles é que, sem o uso de produtos como pesticidas e fungicidas, os alimentos orgânicos ficam mais sujeitos à contaminação por microrganismos, o que pode reduzir seu tempo de vida útil.

O segundo ponto negativo é que a disponibilidade desses produtos não é tão grande quanto a dos alimentos comuns, por isso nem sempre eles são facilmente encontrados em feiras e supermercados.

benefícios alimentos orgânicos

Essas desvantagens, porém, podem ser facilmente superadas com a ajuda da linha Orgânico da Vapza. Como o próprio nome indica, essa linha oferece uma variedade de alimentos orgânicos, incluindo arroz integral, feijão carioca, feijão preto, quinoa, soja, mix 7 grãos e peito de frango.

Os alimentos são fornecidos por produtores orgânicos certificados e passam pelo mesmo processo dos demais produtos Vapza. Como eles são cozidos e esterilizados dentro da própria embalagem fechada a vácuo, elimina-se o risco de contaminação microbiológica.

Além disso, essa tecnologia permite que os alimentos da linha Orgânico sejam mantidos fora da geladeira mesmo sem a adição de conservantes.

Outra vantagem dos alimentos orgânicos Vapza é que todos eles podem ser adquiridos pela loja virtual. Assim, você recebe os produtos em casa, sem precisar ir ao supermercado. Aproveite as vantagens de ter alimentos orgânicos, frescos e práticos à sua disposição!

Fonte(s): G1Ministério da Agricultura [1][2] e [3]Organics Net e Youblisher

Confira também...

Conheça nossas Linhas de Produtos