Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Festa Junina e alimentação saudável: é possível combinar? 7 dicas para comer sem culpa

Postado por Vapza, em 18 Jun 2019 — 21h40

festa junina e alimentação saudável

À base de ingredientes como milho-verde, canjica, amendoim e mandioca, as comidas de Festa Junina são o ponto alto das comemorações de São João. Porém, muitos pratos típicos também levam grandes quantidades de açúcar, sal, manteiga e outros ingredientes bastante calóricos, que podem prejudicar a dieta e o bom funcionamento do organismo.

Por isso, se você busca uma alimentação saudável, é preciso ficar de olho nos excessos e adotar alguns cuidados para manter o equilíbrio sem deixar de consumir as delícias juninas. Confira nossas dicas:

1. Consuma as comidas de Festa Junina em porções pequenas

A maior parte das comidas de Festa Junina é bastante calórica, mesmo que seus ingredientes forneçam benefícios para o organismo. Por isso, é importante ter equilíbrio na hora de escolher os quitutes que você vai consumir e optar por porções pequenas.

Conheça o valor calórico de uma porção-padrão dos principais pratos juninos:

Prato

Porção

Calorias (kcal)

Amendoim torrado

1 punhado

280

Arroz doce

1 xícara

330

Bolo de amendoim

1 fatia média

145

Bolo de aipim

1 fatia média

150

Bolo de fubá

1 fatia média

190

Bolo de milho

1 fatia média

190

Canjica

1 xícara

240

Espetinho de carne

1 unidade

200

Maçã do amor

1 unidade

450

Milho-verde

1 espiga média

100

Paçoca

1 unidade

115

Pé de moleque

1 unidade

90

Pipoca

1 saquinho

100

Dessa forma, para não passar vontade nem prejudicar sua saúde, a dica é escolher seus pratos preferidos e controlar o tamanho da porção que você vai consumir.

2. Substitua o açúcar refinado em bolos e pratos doces

Para diminuir o valor calórico de alimentos como bolo de fubá, bolo de milho, bolo de aipim, canjica, curau e outros pratos doces, você pode reduzir a quantidade de açúcar utilizada ou substituir a versão refinada por adoçante culinário, que é apropriado para o uso em forno e fogão.

3. Reduza o leite condensado da canjica e outras sobremesas

Na medida do possível, procure reduzir o uso de ingredientes que adicionam muitas calorias extras às comidas de festa junina, como o leite condensado e o creme de leite.

alimentos saudáveis festa junina

Um bom exemplo é o curau: uma porção de 100 gramas dessa sobremesa tem apenas 78 calorias, mas, ao adicionar uma colher de sopa de leite condensado, ela passa a oferecer 140.

Além disso, você pode preparar receitas que não levem esses ingredientes (substituindo-os por leite em pó ou amido de milho, por exemplo) ou optar pelas versões light desses produtos, que são menos calóricas.

4. Evite adicionar manteiga e sal aos quitutes

O milho-verde é uma boa opção para quem quer seguir uma alimentação saudável, pois ele oferece vitamina A, vitamina B1, ácido fólico e fibras. Porém, para aproveitar essas vantagens sem prejudicar a dieta, deve-se evitar a adição de manteiga e sal na hora de consumi-lo, de forma a reduzir a ingestão de gorduras e calorias e prevenir o inchaço. Você ainda pode usar esse ingrediente numa grande variedade de receitas deliciosas.

Essa dica também vale para o pinhão, a pipoca e o amendoim: embora esses quitutes sejam ricos em fibras que aumentam a sensação de saciedade, eles podem causar o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos se forem consumidos com sal em excesso.

5. Troque os temperos industrializados por temperos naturais

Ainda falando da importância de reduzir o consumo de sal, também precisamos ficar atentos ao uso dos temperos industrializados, que costumam ser ricos em sódio (o elemento presente no sal que é responsável pelo inchaço e pelo aumento da pressão).

Dessa forma, ao preparar pratos salgados como cachorro-quente, pipoca, espetinho, arroz maria-izabel, cuscuz e outras comidas de Festa Junina, dê preferência às ervas aromáticas e especiarias, que ajudam a ressaltar o sabor dos alimentos sem prejudicar a saúde.

6. Prefira a pamonha sem recheio

Um dos pratos mais típicos de festa junina, a pamonha oferece os mesmos benefícios do milho, com destaque para o teor de fibras.

festa junina

Além disso, esse prato por si só não é muito calórico: enquanto uma porção de 100 gramas da versão salgada oferece 171 calorias, um cachorro-quente e um pastel de carne frito oferecem 350 calorias cada um.

Contudo, para manter essa vantagem, é preciso dar preferência para a pamonha sem recheio, pois ingredientes como queijo amarelo, linguiça e goiabada podem fazer o valor calórico aumentar de forma considerável.

7. Tenha cuidado com as calorias das bebidas

A bebida mais famosa da Festa Junina é o quentão, que pode ser feito com cachaça ou com vinho (também chamado de vinho quente). Ideal para aquecer o arraial nos dias mais frios, o quentão merece atenção quando o assunto é alimentação saudável, e existem dois motivos para isso.

O primeiro deles é que o quentão costuma ser preparado com bastante açúcar, o que faz com que um copo de 200 ml da versão preparada com cachaça tenha 560 kcal, e o vinho quente, 360 kcal. Ao substituir o açúcar por adoçante, esses valores podem cair pela metade.

Além disso, embora o quentão seja aquecido ou fervido, ele continua sendo uma bebida alcoólica. Dessa forma, é preciso ter cuidado com os excessos, mesmo que o teor alcoólico seja um pouco menor em relação à cachaça e ao vinho puro.

O cuidado com os excessos, na verdade, deve ser o principal foco de quem quer manter uma alimentação saudável sem deixar de aproveitar as comidas de Festa Junina. Com equilíbrio e moderação, você pode provar todas as delícias sem prejudicar seu organismo.

*****

Aproveite as delícias das Festas Juninas adquirindo os produtos Vapza em nossa loja online. São alimentos práticos e naturais, que você pode receber sem sair de casa.

Fonte(s): Conselho Federal de NutricionistasG1Abril Saúde [1] e [2]

Conheça nossas Linhas de Produtos