Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Quais são os principais benefícios dos alimentos funcionais

Postado por Vapza, em 14 May 2019 — 22h39

alimentos funcionais

A alimentação é um dos pilares da nossa saúde. Sem a ingestão frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas e proteínas, o funcionamento do organismo é prejudicado pela falta ou pelo excesso de determinados nutrientes.

Porém, existe outro grupo especial que também deve ser incluído na dieta: trata-se dos alimentos funcionais, uma das tendências de alimentação deste ano.

O que são alimentos funcionais?

Alimentos funcionais são aqueles que vão além das funções de nutrição do organismo, conferidas pela sua composição química, e oferecem benefícios à saúde quando são consumidos regularmente.

Essas propriedades são fornecidas por determinadas substâncias presentes nesses alimentos, as quais comprovadamente ajudam a aliviar determinar sintomas ou protegem o organismo contra o desenvolvimento de diversas doenças crônico-degenerativas, incluindo diabetes, aterosclerose e câncer.

Saiba quais são os alimentos funcionais e conheça os principais benefícios oferecidos por eles:

1. Soja em grãos e seus derivados

A soja merece destaque entre os alimentos funcionais por ser rica em isoflavonas, substâncias orgânicas naturais que têm a estrutura química muito parecida com a dos estrógenos ou hormônios femininos. Em função disso, a soja em grãos ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, e têm efeito protetor contra o câncer.

Outro composto funcional são as proteínas de soja, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) e, em consequência, diminuem o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto. Além disso, a soja e seus derivados, como o tofu, são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

2. Leguminosas e cereais integrais

A soja faz parte do grupo das leguminosas, que também inclui feijão-carioca, feijão-preto, feijão-branco, feijão-fradinho, lentilha e grão-de-bico, e algumas de suas propriedades se estendem para os outros membros da família.

Um excelente exemplo disso são as fibras solúveis e insolúveis, que estão presentes em boas quantidades nesses alimentos e também nos cereais integrais, como aveia, centeio, cevada, arroz integral e farelo de trigo.

alimentos funcionais benefícios

As fibras solúveis têm uma alta capacidade de absorção de água, o que faz com que elas se expandam e formem um gel ao chegar ao estômago. Com isso, elas prolongam a sensação de saciedade e colaboram em processos de emagrecimento.

As fibras insolúveis, por sua vez, chegam intactas até o intestino, onde elas estimulam seu bom funcionamento, combatem a prisão de ventre e diminuem o risco do desenvolvimento de pólipos e câncer.

Além disso, essas fibras retardam a absorção de glicose, colesterol LDL e triglicerídeos, oferecendo benefícios para pessoas com diabetes por regular a taxa de açúcar no sangue e ajudando a prevenir as doenças cardiovasculares por reduzir o risco da formação de placas de gordura nas artérias.

3. Óleos de soja, linhaça, nozes, amêndoas e colza

Esses óleos são considerados alimentos funcionais porque contêm ácido alfa-linolênico (ALA), que favorece o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, eles são fonte de estanóis e esteróis vegetais, substâncias que conferem prevenção contra as doenças cardiovasculares.

4. Quinoa

A quinoa tem um valor nutricional tão interessante que ela é considerada um superalimento. Além de seu conteúdo de vitaminas e minerais, ela é rica em proteínas vegetais de alto valor biológico, que fornecem ao organismo todos os aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo nosso corpo).

benefícios alimentos naturais

Ainda, a quinoa é considerada um superalimento funcional por conter fibras, antioxidantes e gorduras boas. Dois destaques entre os compostos antioxidantes são a quercetina e o kaempferol, substâncias que oferecem propriedades anti-inflamatórias, antidepressivas, antivirais e anticancerígenas.

Em relação às gorduras boas, o principal componente da quinoa é o ácido graxo alfa-linonênico, um dos tipos de ômega-3. Devido à estrutura desse grão, esse ácido graxo não se perde no cozimento, o que aumenta ainda mais os benefícios da quinoa no controle dos níveis de colesterol e na redução do risco de doenças cardiovasculares.

5. Tomate e derivados

Além da redução das taxas de colesterol ruim (LDL) e da prevenção contra a aterosclerose e o infarto, os benefícios dos alimentos funcionais incluem a diminuição do risco de alguns tipos de câncer, em especial o câncer de próstata.

Essa propriedade é conferida pelo licopeno, uma substância que está presente na goiaba-vermelha, no pimentão vermelho e na melancia, mas cuja maior concentração está no tomate.

A melhor forma de aproveitar os benefícios do licopeno do tomate é em preparações que são aquecidas e contêm gorduras boas entre seus componentes, como o molho de tomate, pois essa substância funcional se torna mais disponível para a absorção.

Lembre-se, porém, de que algumas vitaminas e minerais se perdem durante o cozimento, por isso a dica é incluir tanto o tomate cru quanto o molho na sua alimentação.

Como aproveitar melhor os benefícios dos alimentos funcionais

Embora os alimentos funcionais forneçam propriedades comprovadas em benefício da saúde, eles não funcionam como medicamentos e não devem ser utilizados em substituição a um tratamento prescrito pelo médico.

Por isso, a recomendação é consumi-los de forma regular e dentro de uma alimentação equilibrada, que seja rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, carnes magras e peixes gordurosos (como salmão e atum).

Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios dos alimentos funcionais ao mesmo tempo em que o organismo recebe a quantidade ideal de todos os nutrientes, sem déficits nem excessos.

Você pode comprar os produtos naturais Vapza e contar com a qualidade deles na sua refeição. Acesse nossa loja online e compre sem sair de casa.

Fonte(s): Ministério da SaúdeConquiste Sua Vida e Mundo Boa Forma

Confira também...

Conheça nossas Linhas de Produtos