Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Conheça os queijos vegetais: versões alternativas para quem não pode consumir lactose

Postado por Vapza, em 26 Mar 2019 — 14h06

Seja em função de uma opção pessoal por não consumir laticínios ou de condições de saúde como a intolerância à lactose e a alergia às proteínas do leite, muitas pessoas acabam tendo que limitar ou cortar totalmente a ingestão de produtos que contenham esse ingrediente, como o queijo.

No caso das pessoas que têm intolerância, é até possível consumir queijos sem lactose e alguns tipos de queijo maturado, nos quais grande parte desse açúcar é eliminada ou transformada em ácido lático durante a fermentação.

Porém, é preciso ter um excelente controle em relação às quantidades e à natureza do alimento, pois qualquer excesso pode provocar os desagradáveis sintomas da deficiência de lactase (enzima que quebra a lactose e está em falta no organismo dessas pessoas).

Já para quem tem alergia às proteínas do leite, não tem jeito: mesmo uma quantidade mínima desse ingrediente pode desencadear uma crise, então ele precisa ser totalmente eliminado da dieta.

Além disso, pacientes com suspeita de intolerância muitas vezes precisam cortar todos os tipos de laticínios durante a fase de investigação médica e, se o diagnóstico for confirmado, pode ser necessário evitar esses produtos durante o tratamento inicial.

Queijos vegetais: uma boa alternativa para evitar a lactose

Seja em sanduíches, pizzas, lasanhas ou petiscos, o queijo é um alimento bastante apreciado na nossa culinária. Dessa forma, quem não quer ou não pode consumir esse produto acaba enfrentando limitações em suas escolhas, inclusive em sua vida social.

Se você sente falta da textura desse alimento e das possibilidades que ele oferece para inúmeras receitas, pode ser uma boa ideia experimentar os queijos vegetais, que são isentos de leite animal.

Queijos Vegetais - ®GreenMe

Entre esses produtos, o mais conhecido é o tofu, o famoso queijo japonês à base de soja. Porém, os queijos vegetais podem ser produzidos a partir de diversos outros ingredientes, incluindo receitas com batata, feijão-branco, mandioca, mandioquinha, grão-de-bico e quinoa.

Dependendo do ingrediente-base, o queijo resultante apresenta diferentes características e se adapta melhor a determinados tipos de pratos. Confira algumas receitas de queijo vegetal e saiba como utilizá-los:

1. Queijo vegetal de mandioca (aipim) ou batata tipo muçarela

Este queijo vegetal fica bem consistente e pode ser derretido, por isso se assemelha à muçarela. Ele pode ser utilizado em sanduíches aquecidos e em pratos que vão ao forno, como pizza e lasanha.

Ingredientes

  • 1 caixa de mandioca (aipim) ou batata Vapza em cubos cozida no vapor
  • 2 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 1 xícara de chá de polvilho doce
  • 1 xícara de chá de polvilho azedo
  • ½ xícara de chá de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • Suco de ½ limão
  • 1 colher de café de ervas finas
  • 1 colher de café de cúrcuma

Modo de preparo

Retire a mandioca ou batata Vapza da caixa conforme as instruções da embalagem e amasse com um garfo até formar um purê. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até obter um creme uniforme.

Despeje o creme em uma panela e leve ao fogo médio por cerca de 8 minutos, mexendo sempre para não grudar. O ponto é atingido quando ela se torna mais firme, desgruda da panela e forma um fio quando puxada com a espátula. Se a mistura começar a levantar fervura, diminua a chama.

Transfira a massa para um recipiente cilíndrico ou retangular, conforme o formato desejado para o queijo. Leve à geladeira até ficar bem consistente e desenforme.

2. Queijo vegetal de mandioquinha (batata-salsa ou batata-baroa)

Este queijo à base de mandioquinha, também conhecida como batata-salsa ou batata-baroa, tem sabor suave, entre a muçarela e o brie. Dica: antes de consumir, grelhe o queijo vegetal na chapa.

Ingredientes

  • ½ caixa de mandioquinha Vapza cozida no vapor
  • 1 xícara de água
  • 1 ½ xícara de chá de polvilho doce
  • ¾ de xícara de chá de polvilho azedo
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal
  • Suco de ½ limão
  • 1 colher de chá de levedura de cerveja
  • ½ colher de chá de açafrão em pó

Modo de preparo

Misture os polvilhos, a levedura de cerveja, o sal, o açafrão, o suco de limão e o óleo em um recipiente e reserve. Retire a mandioquinha Vapza da caixa conforme as instruções da embalagem e bata no liquidificador com a água, formando um creme de textura líquida.

Aqueça o creme de mandioca até ficar morno e adicione ao restante dos ingredientes. Misture até obter uma massa uniforme e transfira para um recipiente untado. Deixe na geladeira e espere cerca de 2 horas para desenformar. Corte em fatias e toste seu queijo na frigideira.

3. Queijo vegetal de feijão-branco e mandioquinha

Este queijo deve ser armazenado cru, sendo grelhado na hora de consumir. A dica também vale para a montagem de pizzas e outros alimentos assados ou fritos: basta acrescentar o queijo vegetal cru e deixar que ele seja exposto ao calor junto com os demais ingredientes.

Ingredientes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Guarde o queijo vegetal cru na geladeira em um recipiente com tampa.

Para tostá-lo, aqueça um fio de azeite em uma frigideira e distribua a porção que será consumida, formando uma camada fina. Doure o queijo vegetal dos dois lados até chegar ao ponto desejado.

*****

Com os produtos Vapza, que já vêm higienizados, descascados e cozidos, fica muito mais prático preparar seu queijo vegetal. Acesse nossa loja online, adquira os ingredientes e experimente essas opções sem lactose!

Fonte(s): VegarombaGreenMeA Casa Encantada e VegTube

Confira também...

Conheça nossas Linhas de Produtos