Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Conheça os benefícios da beterraba

Postado por Vapza, em 25 Apr 2019 — 22h07

Você sabia que os benefícios da beterraba incluem desde o bom funcionamento do intestino até o combate à depressão e à ansiedade? De sabor adocicado e cheia de vitaminas e minerais, essa hortaliça tem muitas vantagens a oferecer. Confira:

1. Diminuição da pressão arterial

As substâncias presentes na beterraba aumentam a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos, o que faz com que o fluxo circule mais facilmente.

Entre as moléculas que contribuem para esse efeito, o maior destaque é o nitrato, que se transforma em óxido nítrico – uma substância que tem efeito de relaxamento sobre as artérias, aumentando seu calibre.

2. Melhor desempenho nas atividades físicas

Outro benefício da beterraba em função do seu conteúdo de nitrato é um aumento na oxigenação dos músculos, de forma que eles apresentam um desempenho mais satisfatório durante os exercícios.

Atletas que participam de atividades físicas de longa duração, como as maratonas, também encontram vantagens na beterraba porque ela proporciona mais energia e resistência justamente em etapas mais avançadas, quando a fadiga se torna mais intensa.

3. Preservação das funções cerebrais em idosos

Assim como a beterraba aumenta o transporte de oxigênio para os músculos, esse mesmo efeito acontece em relação ao cérebro, melhorando o aporte em direção a esse órgão.

Em consequência, esse alimento é útil para prevenir os impactos causados pela redução da irrigação cerebral em pessoas idosas, evitando o desenvolvimento e o avanço da demência senil.

4. Manutenção das funções digestivas

A beterraba é um alimento rico em fibras, um nutriente que estimula o bom funcionamento do intestino e evita problemas como prisão de ventre, hemorróidas, pólipos e até mesmo o câncer de cólon.

Além disso, essa hortaliça contém betaína, uma substância que atua na regulação da produção de ácido pelo estômago. Dessa forma, o nível de acidez se mantém dentro de uma faixa em que ele é suficiente para a digestão, mas sem causar problemas como azia e gastrite.

5. Combate à depressão e à ansiedade

Junto com uma substância chamada folato, a mesma betaína que ajuda a controlar a acidez estomacal também é benéfica para a regulação do humor.

Porém, o grande destaque da beterraba no combate aos sintomas da depressão e da ansiedade se deve ao triptofano. Essa molécula participa da produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar e cuja disponibilidade reduzida costuma ser a origem desses transtornos.

6. Redução dos níveis de colesterol ruim

As fibras presentes na beterraba ajudam a reduzir a absorção das gorduras no intestino, diminuindo também a absorção das moléculas de colesterol.

Além disso, o pigmento que dá a cor típica dessa hortaliça, chamado de betacianina, tem propriedades antioxidantes. Dessa forma, ele evita que o colesterol ruim (LDL) se deposite no interior das artérias e forme placas, as quais poderiam se deslocar e causar derrames ou infartos.

7. Prevenção e combate ao câncer

Os efeitos antioxidantes da betacianina também contribuem para a prevenção contra o câncer, pois essa molécula ajuda a combater os danos que os radicais livres causam ao material genético das células.

Além disso, a betacianina já mostrou ser capaz de diminuir a velocidade de crescimento de tumores de próstata e de mama, aumentando as possibilidades de cura oferecidas pelo tratamento.

Ainda, algumas pesquisas demonstraram que o extrato de beterraba potencializa o efeito de alguns medicamentos utilizados na quimioterapia contra o câncer de mama, pâncreas e próstata.

8. Estímulo ao desenvolvimento do bebê na gestação

Uma das maiores necessidades nutricionais de uma gestante é o consumo de ácido fólico ou vitamina B9, um micronutriente essencial para o desenvolvimento do bebê.

Envolvida na formação da medula espinhal e do tubo neural do feto, essa molécula está presente em boas quantidades na beterraba, de forma que esse alimento oferece benefícios para a mãe e a criança mesmo antes de ela nascer.

9. Manutenção da saúde reprodutiva e sexual

Os efeitos benéficos da beterraba sobre a circulação sanguínea também são importantes para o bom funcionamento dos órgãos sexuais. Ao proporcionar um maior suprimento de sangue e oxigênio à região genital, essa hortaliça ajuda a combater disfunções e a queda da libido.

Além disso, a beterraba é uma boa fonte de boro, um mineral necessário para a produção da testosterona – um hormônio que participa das funções sexuais e reprodutivas de homens e mulheres.

10. Aporte de vitaminas e sais minerais

A beterraba oferece benefícios a todo o funcionamento do organismo por ser rica em diversos micronutrientes. Um exemplo é a vitamina C, que previne o envelhecimento precoce e, junto com o zinco, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, essa hortaliça contém substâncias precursoras da vitamina A, que preserva a saúde dos olhos, e vitaminas do complexo B, que participam das funções do sistema nervoso e ajudam a prevenir a anemia. A beterraba também é rica em minerais como cálcio e potássio, necessários para a contração muscular.

*****

Agora que você conhece os benefícios da beterraba, saiba que você pode aproveitá-los em uma diversidade de receitas, incluindo sopas, saladas e bolos. E para deixar tudo ainda mais prático, lembre-se de que você pode contar com a Vapza, que já oferece a beterraba cozida na hora em que você precisar. Acesse nossa loja online e compre sem sair de casa!

Fonte(s): Abril SaúdeMundo Boa FormaOxford AcademicWeb MDPubMedUFG e G1

Conheça nossas Linhas de Produtos