Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

Como planejar a compra do mercado para solteiros?

Postado por Vapza, em 17 Jan 2019 — 11h25

Morar sozinho requer certa prática até que você aprenda a fazer compras para que seus produtos não estraguem antes da hora e você não descubra que está sem papel higiênico no pior momento possível. Por isso, nosso assunto de hoje são dicas de como planejar a compra do mercado para solteiros.

Seja para quem pretende sair da casa dos pais ou está saindo de um relacionamento, morar sozinho é sinônimo de privacidade e liberdade – mas também pode ser um período cheio de refeições à base de macarrão instantâneo e pratos congelados e nada saudáveis.

Para ajudar você a se adaptar a essa nova fase da sua vida, nós selecionamos algumas sugestões de como organizar suas idas ao supermercado. Confira:

1. Faça uma lista de compras

O método parece antigo, mas anotar os produtos que estão acabando e os itens de compra esporádica (como lâmpadas e utensílios domésticos) facilita muito na hora de ir ao mercado.

2. Confira sua despensa antes de sair

Verificar os itens da geladeira, do armário e da lavanderia leva apenas alguns minutos e evita que você descubra que um item essencial está acabando na hora em que for guardar suas compras.

3. Separe os itens pela frequência de compra

Enquanto vegetais in natura devem ser comprados toda semana, alimentos não perecíveis ou com validade maior, produtos de higiene e limpeza e itens como guardanapo, papel-toalha etc. podem ser comprados uma vez por mês.

4. Cuide da sua alimentação

Comprar apenas guloseimas e pratos congelados pode parecer mais fácil, mas em pouco tempo seu organismo sentirá falta dos nutrientes. Por isso, não deixe de comprar “comida de verdade”.

5. Armazene as verduras corretamente

Vegetais folhosos duram mais tempo se forem armazenados na geladeira dentro de potes ou sacos plásticos bem fechados.

Assim, você pode planejar suas refeições para a semana e ir apenas uma vez ao supermercado.

6. Calcule a quantidade de frutas para a semana

Seja realista sobre quantas frutas você consome por dia, faça as contas para a semana e escolha algumas que não estejam totalmente maduras para comer nos últimos dias. Se possível, compre suas frutas na feira, pois elas são mais frescas.

7. Compre carne no açougue

Em vez de se contentar com bandejas prontas com cortes e quantidades que não atendem às suas necessidades, vá ao açougue do bairro ou do próprio supermercado e peça carnes em porções menores e cortadas da forma como você preferir.

8. Congele a carne em porções individuais

Uma ideia prática é pedir meio quilo de carne moída e dividi-la em saquinhos para congelar. Você também pode comprar contrafilé cortado em bifes ou filés de peixe e frango e congelá-los um a um.

9. Guarde o pão na geladeira

Pacotes de pão de forma podem ser armazenados na geladeira para durar a semana toda sem embolorar. Você também pode congelar fatias separadas em porções e descongelar no micro-ondas.

10. Prefira iogurtes de bandeja ou garrafinha

Embora sejam mais caros, você não será obrigado a tomar 1 litro de iogurte em até 72 horas depois de abrir uma garrafa grande.

Você evita o desperdício e ajuda a manter sua saúde.

11. Aposte no leite em pó

Se você não consome 1 litro de leite em três dias, troque as caixinhas pelo leite em pó, que dura um mês depois que a embalagem for aberta.

12. Prefira embalagens menores

Diversos produtos estão disponíveis em embalagens pequenas, como molho de tomate, ovos, achocolatado e café solúvel. Mesmo que as embalagens maiores sejam proporcionalmente mais em conta, elas acabam gerando gastos desnecessários porque você não consegue consumir todo o produto a tempo.

13. Compre alimentos práticos

Para não acabar com a pia cheia de louça depois de cozinhar para apenas uma pessoa, sempre tenha à mão alimentos práticos e rápidos de preparar. Do contrário, você acabará se rendendo ao macarrão instantâneo todos os dias.

14. Não se esqueça dos produtos de higiene

Para não passar apuros, o ideal é sempre ter no armário uma unidade extra de shampoo, sabonete, desodorante, pasta de dente, pacote de papel higiênico etc.

Quando você tiver que abrir um desses produtos, saberá que deve comprar um novo na próxima ida ao mercado.

Conheça as vantagens dos alimentos da Vapza para quem mora sozinho

A Vapza oferece uma série de vantagens para os solteiros que vai desde a praticidade no armazenamento dos produtos até a garantia de ter um alimento fresco e saudável sempre à mão. Conheça os benefícios:

Praticidade no preparo

Todos os alimentos já vêm higienizados, descascados e cozidos (e alguns até mesmo temperados), de forma que você só precisa finalizar ou aquecer sua refeição.

Segurança alimentar

Como os produtos passam por um processo de cozimento e esterilização a vácuo na própria embalagem, eles mantêm suas características nutricionais e de sabor por meses, mesmo fora da geladeira.

Alto valor nutricional

O cozimento a vácuo preserva nutrientes essenciais como proteínas, vitaminas e sais minerais ao mesmo tempo em que mantêm os alimentos frescos sem o uso de conservantes e outros aditivos químicos.

Variedade nas refeições

A Vapza conta com produtos como arroz integral, feijão, mix 7 grãos, seleta de legumes, batata, batata-doce, beterraba, mandioca, peito de frango desfiado e carne bovina em tiras, entre muitos outros, garantindo refeições completas e variadas.

Linha Single

Pensada especialmente para quem mora sozinho, a linha Single da Vapza vem em embalagens menores (250 gramas), ideais para o preparo de refeições para apenas uma pessoa.

Além de todas essas vantagens, a Vapza traz mais praticidade ao seu dia a dia com a loja online. Basta escolher seus produtos, fazer a compra e aguardar a entrega no endereço que você escolher.

Agora que você sabe como planejar a compra do mercado para solteiros e conhece todas essas dicas para facilitar a sua rotina, será muito mais fácil preparar refeições rápidas, saborosas e saudáveis para a pessoa mais importante da sua vida: você mesmo!

Confira também...

Conheça nossas Linhas de Produtos