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7 dicas para manter a alimentação saudável no inverno

Postado por Vapza, em 20 Jun 2019 — 14h08

dicas de alimentação saudável no inverno

Com as temperaturas mais frias, entram em cena delícias como massas com molhos encorpados, queijos, vinhos, chocolate quente e muitos outros pratos irresistíveis. 

O problema é que, além de esses alimentos serem bastante calóricos, muitas pessoas costumam sentir mais fome nesta época do ano.

Em consequência, os excessos da estação podem acabar prejudicando o organismo ou resultar em ganho de peso. Pensando nisso, nós selecionamos as melhores dicas para você continuar seguindo uma alimentação saudável no inverno. Confira:

1. Aposte nos legumes cozidos e refogados

Saladas frias podem parecer menos apetitosas em dias de temperatura mais baixa, mas é essencial continuar consumindo fontes de vitaminas, minerais e fibras. Por isso, a dica é investir em legumes cozidos e refogados, que podem ser servidos quentes.

Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, couve-flor e seleta de legumes são alguns exemplos de alimentos para consumir no inverno que ajudam a substituir as saladas, atendendo tanto ao paladar quanto às necessidades do organismo.

2. Dê preferência aos carboidratos bons

Massas e pães são tentadores nos dias mais frios, mas seu consumo deve ser evitado em função da grande quantidade de farinha branca. Esse ingrediente é rapidamente transformado em glicose pelo organismo, elevando os níveis de açúcar no sangue e aumentando o apetite logo depois das refeições.

Para manter a alimentação saudável no inverno, prefira os chamados carboidratos bons ou complexos, que oferecem mais nutrientes e fibras por serem menos refinados. Assim, além de optar por massas e pães integrais, você pode consumir arroz integral, batata-doce, mandioquinha, milho, mix 7 grãos e quinoa, por exemplo.

3. Inclua as leguminosas na sua alimentação

Leguminosas como feijão carioca, feijão preto, feijão branco, feijão fradinho, grão-de-bico, lentilha e soja em grãos são fontes de carboidratos bons por serem ricas em fibras, mas também se destacam por oferecer boas quantidades de proteínas vegetais, vitaminas e minerais.

dicas alimentação saudável no inverno

Além do consumo no dia a dia, esses alimentos podem ser utilizados no preparo de sopas e cremes, ajudando você a seguir uma dieta equilibrada nos dias mais frios.

4. Prepare sopas, caldos e cremes saudáveis

Sopas, caldos e cremes são excelentes opções de alimentos para consumir no inverno, pois eles ajudam a esquentar o corpo e são mais apetitosos do que os pratos crus nesta estação do ano.

Porém, para manter uma alimentação saudável, é preciso seguir algumas dicas no preparo dessas receitas, por exemplo:

  • Prefira sopas e cremes à base de legumes para aumentar a ingestão de fibras, vitaminas e minerais;
  • Escolha apenas um tipo de carboidrato e dê preferência aos complexos, como arroz integral, batata-salsa (mandioquinha), mix 7 grãos etc.;
  • Evite utilizar carnes embutidas, como linguiça e salame, e opte por carnes magras, como o peito de frango desfiado;
  • Aposte em pratos preparados com leguminosas (como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja etc.) para garantir a ingestão de proteínas e fibras;
  • Evite adicionar ingredientes muito gordurosos, como creme de leite, e não exagere na quantidade de queijo ralado para não aumentar demais o valor calórico do prato.

5. Faça lanches saudáveis à base de frutas

Se você acha difícil consumir frutas no inverno, experimente preparar lanches com frutas que podem ser aquecidas, como abacaxi, banana, maçã e pera. Para isso, corte a fruta em pedaços, polvilhe canela se desejar e aqueça no micro-ondas ou asse no forno convencional.

Você pode adicionar um pouco de mel, castanhas, nozes, chia, linhaça ou frutas secas para variar seu cardápio. O importante é evitar alimentos muito calóricos e pouco nutritivos, como pão de queijo, bolos e chocolate quente.

6. Mantenha-se bem hidratado

Embora seja comum sentir menos sede no inverno, é essencial manter seu organismo bem hidratado para permitir que ele realize todas as suas funções, incluindo a eliminação das toxinas e o bom funcionamento do sistema digestivo.

alimentação saudável no inverno

Se você sente dificuldade para tomar água no inverno, complemente sua ingestão de líquidos com chás naturais para hidratar e aquecer o corpo ao mesmo tempo.

7. Reserve os pratos calóricos para o fim de semana

Uma alimentação equilibrada pode ter espaço para guloseimas, desde que seu consumo seja moderado. Por isso, procure reservar as massas com molho à base de creme de leite, os queijos amarelos, os vinhos e os chocolates para o fim de semana, sem exagerar nas quantidades.

Nos outros dias, porém, dê preferência a um cardápio que inclua mais frutas, legumes, cereais integrais e proteínas magras, retomando uma dieta mais regrada.

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