Sua cozinha e sua vida mais prática, com Vapza!

5 combinações de alimentos saudáveis que têm sinergia alimentar

Postado por Vapza, em 28 Jul 2019 — 22h43

sinergia alimentar

Você já ouviu falar que consumir determinados alimentos juntos é melhor do que consumi-los separados? Isso acontece devido à sinergia alimentar, uma propriedade que vai além da harmonização de sabores.

Se você não está familiarizado com esse conceito, saiba que sinergia alimentar é o efeito que acontece quando a combinação de dois ou mais alimentos potencializa os benefícios individuais de cada item, fazendo com que seus nutrientes sejam mais bem absorvidos e utilizados pelo nosso organismo.

Conheça as principais combinações de alimentos para aproveitar as vantagens que a sinergia alimentar oferece à sua saúde:

1. Arroz e feijão

A combinação mais brasileira de todas é um excelente exemplo de sinergia alimentar. O motivo para isso é que tanto o arroz quanto o feijão contêm aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo corpo e devem ser obtidos por meio da alimentação para permitir a formação das proteínas.

Porém, cada um desses grãos fornece aminoácidos diferentes e, quando são consumidos sozinhos, não são suficientes para a síntese proteica. Por isso, o segredo é consumi-los juntos.

A sinergia alimentar acontece porque o feijão fornece um aminoácido essencial chamado lisina, que está ausente no arroz. Este, por sua vez, oferece a metionina, que é o aminoácido faltante no feijão. Assim, o organismo recebe toda a matéria-prima para formar as proteínas.

2. Feijoada e laranja

O feijão é uma leguminosa rica em ferro, um mineral fundamental para o bom funcionamento do corpo e para a prevenção da anemia. Contudo, nosso organismo tem bastante dificuldade para absorver o ferro proveniente de alimentos de origem vegetal.

combinação saudável alimentos

Felizmente, é possível contornar esse obstáculo consumindo o feijão junto com uma fonte de vitamina C, que facilita a absorção do ferro. Por isso, o costume de consumir fatias de laranja junto com a feijoada também é uma excelente forma de aproveitar os benefícios da sinergia alimentar.

Essa dica é válida para outros alimentos ricos em ferro de origem vegetal, como feijão preto, feijão carioca, feijão branco, grão-de-bico, lentilha e beterraba. Portanto, ao incluí-los no seu prato, consuma também alimentos que forneçam vitamina C, como brócolis, pimentão, rúcula e tomate, ou coma uma fruta cítrica de sobremesa.

3. Arroz integral, ovos e brócolis

O arroz integral não passa pelo processamento que remove a casca, onde está concentrada a maior parte das fibras e dos micronutrientes. Ele entres, um dos destaques é o magnésio, um mineral que atua junto com a vitamina D presente nos ovos e aumenta a absorção do cálcio fornecido pelo brócolis.

Dessa forma, a sinergia alimentar proporcionada por essa combinação favorece a fixação do cálcio pelos ossos, fortalecendo ainda mais esse tecido.

4. Batata-doce e soja

A vitamina A é famosa por participar da saúde da visão, mas ela também é necessária para a regeneração da pele e dos cabelos, para o fortalecimento da imunidade e para as funções reprodutivas.

De forma semelhante ao que acontece com o ferro, nosso organismo tem mais dificuldade para absorver a vitamina A dos alimentos de origem vegetal, sendo mais fácil obtê-la a partir de produtos animais, como óleo de fígado de bacalhau e manteiga.

sinergia dos alimentos

Contudo, esses alimentos de origem animal são bastante gordurosos e repletos de colesterol, de modo que seu consumo deve ser limitado. Assim, a solução é consumir alimentos vegetais ricos em vitamina A junto com produtos ricos em vitamina E.

Nesse caso, a sinergia alimentar acontece porque a vitamina E presente em alimentos como a soja e as nozes aumenta a absorção da vitamina A de vegetais amarelos e alaranjados, como batata-doce, cenoura e abóbora-moranga.

5. Carne e alecrim

A carne bovina pode ser um alimento saudável se consumida com moderação, mas a ingestão exagerada de cortes gordurosos aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, quando submetida ao calor, a carne dá origem a toxinas.

Por isso, uma boa dica é combinar a carne bovina com alecrim, uma erva que libera substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes ao ser aquecida e evita que essas toxinas se formem e causem danos ao organismo.

Sinergia alimentar com praticidade

Ter uma alimentação variada, colorida e com combinações que favoreçam a sinergia alimentar é essencial para uma boa saúde, mas nem sempre temos o tempo necessário para preparar refeições que atendam a esses quesitos.

A boa notícia é que os alimentos Vapza podem ajudar você nesse propósito, pois eles já vêm higienizados, descascados e cozidos, facilitando sua vida na cozinha. Os produtos Vapza são sem conservantes e se mantêm frescos e nutritivos por meses devido à tecnologia de cozimento na própria embalagem fechada a vácuo. E você pode comprar sem sair de casa! Acesse nossa loja online e confira.

Assim, você pode aproveitar os benefícios da sinergia alimentar com uma comida de verdade saborosa, saudável e prática, perfeita para o seu dia a dia.

Fonte(s): Super Interessante e Mundo Boa Forma

Confira também...

Conheça nossas Linhas de Produtos