Dicas de Saúde POR Vapza - 21 Oct 2016 — 16h09

Outubro Rosa: o cuidado com a mulher

O mês de outubro é marcado como outubro rosa, o qual tem como destaque a propagação de informações e a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, um dos que mais afeta as mulheres brasileiras e todo o mundo. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer evidenciam que o câncer de mama corresponde a mais de 25% das ocorrências de câncer em mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele. A estimativa de possíveis novos casos chaga a quase 60 mil para o próximo ano, por isso que é tão importante que este tema seja abordado, estampando até mesmo os principais cartões postais de cidades no Brasil e no mundo.

Também apontado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada como sendo uma das principais causas de morte em mulheres entre 30 e 69 anos, o câncer de mama pode ser curado com mais facilidade caso seja diagnosticado o quanto antes. Por isso que visitas frequentes ao médico são muito importantes. Quanto mais rápido o tratamento, mais rápido será o processo de cura.

Preste atenção aos sintomas

Os sintomas do câncer de mama são facilmente identificados. Os principais são caroços ou nódulos na região das mamas, axila e até mesmo na região do pescoço, geralmente durinhos e indolores. Mamas avermelhadas e retraídas, alterações nos mamilos e saídas espontâneas de líquidos pelo bico do peito também são evidências do organismo de que algo não está indo muito bem.

Proteja-se. Vá ao ginecologista, faça o autoexame

A prevenção pode acontecer de diversas formas. A principal é indo ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano. É importante destacar que mulheres acima dos 50 anos precisam tomar um cuidado dobrado, por ser uma idade em que existe grande incidência da doença. Além disso, o autoexame é fundamental. É a partir dele que muitas vezes caroços e anormalidades são identificados, contribuindo com o rápido diagnóstico da doença.

Altamente recomendado pelo Ministério da Saúde, o autoexame pode ser realizado durante o banho e consiste no apalpamento das mamas e da região das axilas. Caso seja identificado um nódulo, seu ginecologista lhe indicará uma mamografia de rastreamento para ver se este caroço pode ser um câncer. É através da mamografia que pequenos nódulos, que não são facilmente encontrados através do toque, são detectados. Por isso que este exame deve ser feito anualmente.

Tenha uma vida mais saudável e proteja-se do câncer de mama

Para os médicos, o câncer de mama pode ser prevenido com a prática de exercícios físicos e a partir de uma alimentação saudável. Alimentos como frutas vermelhas, uva, romã, cenoura, brócolis, soja e algumas especiarias como a pimenta preta e o curry, ajudam na diminuição do aparecimento de células cancerígenas devido aos componentes anticancerígenos. Uma boa dica é ficar sempre de olho nas funcionalidades dos alimentos, assim você potencializar seu sistema imunológico, prevenindo seu organismo de diversas doenças.

Junte-se a esta causa

Atualmente presente nas maiores cidades brasileiras, o outubro rosa mostra para a população a importância da conscientização e prevenção! O rosa chama atenção para a saúde feminina e para a realização de exames preventivos. E você, já fez o autoexame e está em dia com seus exames preventivos?