Dicas de Saúde POR Vapza - 25 Oct 2017 — 19h06

15 ingredientes sem glúten


Por ser uma proteína de difícil digestão e encontrada em alguns alimentos, várias pessoas têm alergia ao glúten, então precisam eliminar esse componente da sua alimentação. Depois de alguns nutricionistas e várias pessoas influentes afirmarem que ao evitar o glúten podemos melhorar o funcionamento geral do nosso corpo, ele virou o grande vilão de várias dietas. Por isso, selecionamos 15 ingredientes sem glúten!

Encontrado principalmente em pães, macarrões, bolos e bolachas, o glúten é responsável por deixar a massa mais elástica e também resistente, assim permitindo ela ser trabalhada bastante sem arrebentar. O glúten nada mais é que a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas em grãos de trigo, cevada e centeio. Esses dois grupos se juntam quando adicionamos água à farinha e começamos a trabalhar a massa, transformando-se o famoso glúten. 

É importante salientar que ainda não há nenhuma evidência de que a dieta sem glúten traga benefícios para pessoas não celíacas, ou seja, que não são alérgicas a glúten. Mas, caso você tenha interesse em começar uma dieta restrita ao glúten, converse antes com um nutricionista. Afinal, é perigoso começar uma dieta muito rigorosa sem ter o auxílio e as instruções de um profissional, pois você pode estar se privando de nutrientes importantes para o seu organismo. 

Confira 15 alimentos sem glúten 

1. Arroz

Presente no dia a dia da maioria dos brasileiros, o arroz não tem glúten. Na hora de fazer pães, bolos e tortas, a farinha de arroz é uma ótima substituta para a farinha de trigo, por exemplo. Outro bônus deste ingrediente é que ele é facilmente achado em supermercados e até em quitandas. 

Vale a pena lembrar que lojas de produto orientais possuem uma enorme quantidade de produtos feitos com farinha de arroz, como macarrão e bolachas diferentes!  

2. Milho 

Rico em vitaminas A, B e E, antioxidantes e minerais, o milho é outro ingrediente livre de glúten. Consequentemente, alimentos derivados dele, em sua maioria, também são, tais como pipoca, pamonha, canjica e fubá.  

3. Fubá 

O fubá é uma farinha fina que vem do milho. Ela é muito usada para fazer bolos, e pode ser uma boa saída para uma dieta “glúten free”. Você também pode dar uma diferenciada no seu almoço e apostar em uma polenta de farinha de milho granulosa!

4. Mandioca

Você pode preparar diversos pratos a partir da mandioca. Como, por exemplo: escondidinhos, bolos, sopas, pães e até pudins. No Nordeste, é muito comum comer a mandioca com sal no café da manhã. Essa é uma ótima opção para substituir o pão, que é um alimento rico em glúten. Mas cuidado para não exagerar no sal, hein! Uma dieta com muito sódio pode ser bastante perigosa para a saúde. Tudo em excesso faz mal. 

Além de não ter a proteína, a mandioca é rica em fibras, potássio e uma ótima fonte de vitamina C. Mesmo que você não seja celíaco e não esteja procurando por uma dieta livre de glúten, vale a pena adicionar esse ingrediente no seu dia a dia. 

5. Feijão

O feijão é um ótimo complemento para o arroz e, por sorte, também é um ingrediente sem glúten! Esse alimento faz muito bem para a saúde por ser uma grande fonte de vitaminas, cálcio e fibras.

6. Polvilho 

Esse ingrediente vem da mandioca. Têm dois tipos de polvilho: o doce e o azedo — e ambos são perfeitos para muitas receitas. A tapioca vem do polvilho e, como a mandioca, é uma excelente opção para o café da manhã.

7. Batata

Historicamente, a batata é a base da alimentação de muitos povos e gerações. Ela pode ser consumida de várias maneiras e é muito saborosa. Além de ser livre de glúten, a batata substitui vários ingredientes que têm essa proteína. Outro benefício desse alimento é que o suco do seu caldo pode aliviar dores estomacais!

8. Amendoim e castanhas

Nenhuma castanha ou amendoim contém glúten. Uma porção diária desses alimentos ajuda a manter a saúde do seu coração, combate o envelhecimento precoce e ajuda a matar a fome, porém coma com cautela: elas devem ser consumidas com moderação porque são bastante calóricas!

9. Soja 

A soja é uma grande fonte de proteínas e é livre de glúten. Também é uma ótima fonte de minerais e auxilia o nosso corpo a reduzir o colesterol. A farinha deste ingrediente pode ser uma ótima substituta para a farinha de trigo. O leite de soja também é uma boa opção para pessoas alérgicas ao leite comum.

10. Frutas

De qualquer maneira, frutas são essenciais para uma dieta balanceada, contudo, se você pretende cortar o glúten do seu dia a dia de vez, as frutas se tornam ainda mais importantes. Cada fruta carrega um benefício diferente para a nossa saúde. Ricas em nutrientes, todas as frutas apresentam alguma vantagem e são indispensáveis para os seres humanos.  

11. Vegetais

Os vegetais também são uma parte relevante da nossa alimentação. Grandes fontes de nutriente, minerais e vitaminas, eles são livres de glúten. Separamos uma listinha dos 5 vegetais mais nutritivos: 

  • Agrião 
  • Bróclis 
  • Beterraba 
  • Espinafre 
  • Cebola 

Aposte nestes alimentos para ter uma dieta completa e muito rica!

12. Carnes

Todas as carnes não processadas são livres de glúten. Elas são uma das nossas principais fontes de proteína e trazem vários benefícios para a nossa saúde. Por exemplo, a carne vermelha é rica em mioglobulina, que facilita o transporte de oxigênio para as células musculares. Isso possibilita a prática de exercícios mais intensos! 

Tanto as carnes brancas quanto as vermelhas têm vitaminas, minerais e proteínas essenciais para o corpo.

13. Ovo

O ovo também é um ingrediente sem glúten. Conhecido como uma cápsula de saúde, esse alimento fornece muitas vitaminas e minerais fundamentais para uma dieta balanceada. Ele nos ajuda a criar músculos e alimenta o nosso cérebro.

Na hora de comprar ovos, lembre-se sempre de ficar de olho no aspecto da casca! Antes de consumir, lave bem a casca e não use ovos que estejam com a casca rachada ou trincada.  

14. Quinoa

A quinoa é um alimento que possui um alto valor biológico, isso significa que ela tem todos os aminoácidos que são indispensáveis para o nosso organismo. Também é fonte de cálcio, ferro e ômega 3. A quinoa não contém glúten e vai deixar a sua dieta ainda mais completa.

15. Mel

Uma ótima opção para pessoas celíacas, pois pode melhorar a capacidade digestiva. Ingrediente muito versátil e saboroso, o mel é anti-séptico, antioxidante, diurético e calmante, além de ser rico em potássio e magnésio. Aposte no mel para adoçar o seu chá, café e até bolos!

Esperamos que essas dicas de ingredientes livres de glúten lhe ajudem no seu dia a dia. Opte sempre por uma alimentação saudável que traga benefícios para a sua saúde e, quando for comprar alimentos processados, lembre-se de olhar as informações nutricionais do produto para conferir se tem glúten ou não. Nós temos uma grande variedade de produtos e todos eles são livres de glúten! Conheça a linha completa de produtos Vapza aqui

Você conhece alguma outra dita para uma dieta “glúten free”?Conte para a gente!

Fonte(s): Tua Saúde, Namu, Boa Forma e Minha Vida

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!