Dica dos Colunistas POR Vapza - 31 Oct 2012 — 16h25

Dicas para não errar ao fazer macarrão para muitas pessoas

 

Para quem não é um ás na cozinha ou não está acostumado a cozinhar para muitas pessoas de uma só vez, a hora de calcular a quantidade de cada ingrediente é sempre uma grande dificuldade e pode se tornar um verdadeiro transtorno ao preparar algo que deveria ser simples. 

Até mesmo um macarrão ao sugo pode ser complicado quando a intenção é cozinhar para mais que duas pessoas. Para ajudar nessa “missão homérica”, o blog da Vapza dá algumas dicas que com certeza facilitarão muito para que você não erre mais na medida e não deixe faltar nem sobrar (ou pelo menos não sobrar quantias grandes). 

As quantidades ideais

Oitenta gramas é uma medida razoável por pessoa, levando em conta que será servida apenas a massa, sem nenhum acompanhamento. O molho e o recheio podem variar na quantidade por pessoa. Quanto mais consistente for a massa, menor será a quantidade por pessoa, variando de 10 a 20 gramas por porção. Lembrem-se: quanto menor for o formato da massa, menor será o rendimento da receita. 

Quando for cozinhar para muitas pessoas, é uma boa ideia utilizar massas grandes. Mas se você é cozinheiro de primeira viagem e possui pouca habilidade na frente de um fogão até para mesmo para fazer um simples macarrão, temos mais algumas dicas para dar: 

  • Use 1 litro de água para cada 100 g de massa
  • Só coloque o sal na água depois que ela ferver
  • Para deixar o macarrão “al dente”, espere a água ferver antes de colocá-lo para cozinhar
  • Para não ficar tudo grudado, mexa a massa enquanto ela cozinha, para soltá-la
  • Caso for servir o molho separado do macarrão, acrescente um pouco de manteiga/margarina ou azeite à massa

Se não o fizer, quando o macarrão esfriar ele irá grudar. Se você já se dá muito bem na cozinha e não tem dificuldade nenhuma na hora de encarar as panelas, temos uma receita de Macarrão com carne-seca e escarola para você testar as nossas dicas. 

Veja também Saiba as equivalências de pesos e medidas.

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!