Curiosidades POR Vapza - 29 Mar 2018 — 20h21

Qual a diferença entre batata-inglesa, batata-baroa (mandioquinha) e batata-doce?

É difícil encontrar alguém que realmente não goste de batata, um ingrediente que de um jeito ou de outro acaba aparecendo na mesa dos brasileiros. Esse alimento popular é um dos mais versáteis que temos à nossa disposição, mas poucas pessoas conhecem a verdadeira diferença entre batata-inglesa, baroa e doce.

Cada tipo de tem suas características próprias, se adapta melhor a pratos específicos e traz benefícios variados. Por isso, precisamos entender mais sobre as particularidades de cada uma dessas raízes tuberosas e escolher a batata que mais se adapta às nossas necessidades.

Batata-inglesa

A batata-inglesa é a mais encontrada em feiras, supermercados e também no prato dos brasileiros, sendo fonte de vitaminas do complexo B e C, além de fornecer um bom nível de fósforo, um dos nutrientes mais essenciais para o organismo humano e presente em quase todos os elementos de nossa estrutura.

Outra particularidade desta batata fica por conta do seu número de calorias, que é mais baixo do que nos outros tipos: são 52 calorias em uma porção de 100 gramas quando cozida. 

Apesar disso, essa variedade tem um índice glicêmico mais elevado, o que significa que seus açúcares são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, levando a picos de insulina – que, por sua vez, favorecem o acúmulo de gordura abdominal e diminuem a sensação de saciedade. Por causa desse alto índice glicêmico, a batata-inglesa não é indicada para pessoas que estão fazendo dietas para emagrecimento e pacientes com diabetes.

Esta variedade é mais utilizada para fazer as famosas fritas (267 calorias/100 g), servidas como porção ou acompanhamento de outros pratos. Ela também pode ser consumida cozida, assada, em forma de purê ou como chips, que consistem em fatias finas colocadas ao forno para que ganhem crocância e aspecto mais sequinho. A Vapza vende batata-inglesa em cubos ou inteiras para você dar o seu toque final!

Batata-baroa

Também conhecida como mandioquinha ou batata-salsa, a batata-baroa contém vitamina A, C e do complexo B, importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo. Por conter uma boa quantidade de fibras, a batata-baroa é também um ótimo alimento para equilibrar níveis de colesterol e açúcares, o que prolonga a sensação de saciedade, favorece o metabolismo e previne uma série de doenças, incluindo a obesidade. 

Além disso, o amido que constitui essa raiz é facilmente digerido, de forma que ela é recomendada para a alimentação de crianças, idosos e pessoas que estão se recuperando de alguma doença ou cirurgia.

Essa variedade de batata pode ser servida cozida, assada, em forma de purês ou sopas, além de ser um excelente ingrediente para nhoques e escondidinhos. Uma porção de 100 gramas de batata-baroa cozida tem 80 calorias, enquanto uma colher de sopa de purê tem 50 kcal e um prato de 200 ml tem 180 kcal.  

Batata-doce

Uma porção de 100 gramas de batata-doce cozida tem 77 calorias, ou seja, ela é mais calórica do que a batata-inglesa. Mas não se deixe enganar apenas por esse fato: diferente da variedade mais comum, a batata-doce tem um baixo índice glicêmico, pois seus carboidratos demoram mais tempo para serem absorvidos e o organismo não sofre o pico de insulina. 

Dessa forma, essa raiz é uma boa opção para pessoas com diabetes e que estejam seguindo dietas para emagrecer. Esse também é o motivo pelo qual a batata-doce se tornou febre entre as pessoas que treinam pesado na academia, pois ela é uma excelente fonte de energia para os músculos durante a prática de atividades físicas.

Além disso, este tipo de batata concentra ainda mais nutrientes e apresenta bons níveis das vitaminas A, B, C, e K, minerais como zinco, potássio, magnésio e fósforo e ômega-3, além de ser fonte de betacaroteno, um antioxidante natural que atua como precursor da vitamina A.

Outra vantagem dessa batata é que ela é bem cultivada durante todo o ano, mantendo sua presença constante nas gôndolas e seus preços com poucas variações sazonais. Assim, você pode consumi-la cozida, assada ou frita em qualquer estação – lembre-se apenas de restringir o consumo da fritura, pois a porção de 100 gramas tem 383 calorias.

Conhecer os tipos de batata, seus benefícios e suas indicações vai te ajudar a fazer escolhas melhores na hora de montar seu prato ou preparar as refeições da semana. Agora que você está por dentro da diferença entre batata-inglesa, baroa ou doce, suas receitas vão ficar ainda mais saudáveis e ricas em nutrientes. Bom apetite!

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!