Curiosidades POR Vapza - 16 Oct 2018 — 14h24

6 dicas para cozinhar mesmo sem tempo

Preparar suas refeições em casa é uma excelente forma de economizar, ter uma alimentação mais saudável e reunir a família em torno de uma deliciosa comida caseira. Porém, com a rotina atribulada, nem sempre é fácil fazer isso. Pensando nesse impasse, nós selecionamos algumas dicas para cozinhar mesmo sem tempo.

Ao seguir esses truques, suas refeições terão um valor nutricional muito mais interessante, o que traz vantagens para a manutenção da saúde e até mesmo para a perda de peso – afinal, a comida caseira contém muito menos gorduras prejudiciais e aditivos químicos do que os produtos industrializados. Confira as dicas:

1. Comece com pratos mais simples

Se você não tem muita experiência na cozinha, comece preparando receitas fáceis que utilizam poucos ingredientes e não exigem técnicas que você ainda não domina. Pratos como arroz, legumes salteados, purês, sopas, grelhados e picadinhos são boas opções.

Quem já tem certa prática no mundo da culinária pode ousar um pouco mais, mas procure deixar os pratos mais elaborados para os fins de semana. Do contrário, você vai acabar gastando mais tempo do que poderia e desistir da ideia de cozinhar em casa.

2. A internet é sua amiga

Com uma simples busca no Google, você vai ter à mão uma infinidade de receitas rápidas e práticas para fazer quando estiver sem tempo para cozinhar. 

Para tornar sua pesquisa mais eficiente, você pode usar expressões como “prato único com arroz”, “torta salgada de liquidificador”, “receita rápida com frango” etc. e substituir o prato ou o ingrediente conforme a sua necessidade.

Outra dica é visitar o site que reúne as receitas da Vapza, que já foram devidamente testadas e aprovadas e trazem uma estimativa do tempo de preparo.

3. Tenha os principais apetrechos de cozinha à mão

Você não precisa ter um forno industrial, uma batedeira planetária ou um jogo de facas enorme para preparar alguns pratos na sua casa. Porém, é preciso ter pelo menos os acessórios básicos à disposição, por exemplo:

  • 3 panelas antiaderentes (pequena, média e grande)
  • 1 canecão antiaderente
  • 1 frigideira antiaderente
  • 2 assadeiras retangulares (22 x 30 cm e 28 x 40 cm, por exemplo)
  • 1 forma de pizza
  • 1 tábua de corte
  • 1 ralador com diferentes lâminas (ralo grosso, ralo fino e fatiador)
  • 1 abridor de latas
  • 1 escorredor de macarrão
  • 1 colher grande de silicone
  • 1 escumadeira
  • 1 tesoura
  • 1 kit básico de facas (para carnes, universal e de serra)

4. Prepare porções maiores e congele

Se você não tem tempo para cozinhar todos os dias, você pode se programar para fazer porções maiores ou mais variadas no fim de semana e congelar em quantidades menores para consumir posteriormente.

Você pode congelar alimentos como arroz, feijão, ervilha, grão-de-bico, caldos, frango, carne e diversos outros pratos. Para deixá-los mais saborosos na hora do consumo, experimente congelar as porções sem tempero e dar seu toque final depois que tirá-las do freezer.

5. Aproveite os produtos prontos e semiprontos

Produtos que já vêm cozidos ou pré-cozidos são uma verdadeira mão na roda para economizar seu tempo. Porém, muitas vezes eles passam por longos processos industriais e recebem aditivos químicos, como aromatizantes, corantes e conservantes, o que impacta negativamente em seu valor nutricional.

Para sair desse impasse, a dica é recorrer a alimentos que já venham semiprontos ou prontos ao mesmo tempo em que preservam ao máximo suas características originais, como os produtos da Vapza. 

Por meio da tecnologia sous-vide, que une o cozimento a vapor dentro da embalagem a vácuo, a Vapza consegue oferecer alimentos cozidos – alguns até temperados – que têm longa vida e dispensam refrigeração e a adição de ingredientes artificiais.

A Vapza conta com produtos como arroz integral, feijão, grão-de-bico, lentilha, batata, batata-doce, beterraba, mandioca, mandioquinha, frango desfiado, carne desfiada, carne em tiras, seleta de legumes, canjica e mais uma infinidade de alimentos para facilitar a sua vida.

6. Faça compras pela internet

Outra dica para poder cozinhar em casa mesmo sem ter muito tempo é fazer as compras pela internet, poupando você de ter que se deslocar até o supermercado. Para isso, você pode contar com aplicativos especializados ou verificar quais estabelecimentos da sua cidade oferecem esse serviço.

Além disso, você pode adquirir os alimentos da Vapza direto pela loja online, que coloca toda a variedade de produtos ao seu alcance. E para que tudo seja ainda mais prático, você pode receber sua encomenda no endereço que desejar.

Seguindo essas dicas para cozinhar mesmo sem tempo, você vai conseguir economizar e preparar refeições muito mais saudáveis para a sua família sem gastar todas as suas horas livres. Aproveite!

Fonte(s): Nutrição Sem NeuraCiclo Vivo e Tua Casa

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!