Curiosidades POR Vapza - 26 Sep 2017 — 18h20

5 mitos da cozinha que você não sabia


Mitos da cozinha são muito comuns. Vária manias, superstições e lendas nascem na cozinha. Mas até que ponto elas são realmente verdadeiras e úteis na hora de cozinhar um prato?

O que normalmente acontece é que esses costumes são passados pelos mais velhos da família e são levados como verdades eternas. Então, é possível que você faça coisas na cozinha que às vezes podem até tornar o processo mais complicado, mas, na realidade, não faz a mínima ideia do porquê está fazendo aquilo. Bem, então se prepare, pois hoje vamos desmistificar alguns desses mitos que foram criados com o passar dos anos.

Confira 5 mitos da cozinha 

1. Aumentar o fogo faz a comida cozinhar mais rápido

Esse é um mito em que a maioria das pessoas acredita. Mas na verdade, aumentar o fogo não vai afetar em nada a velocidade do cozimento do alimento. A explicação é simples: a água normalmente ferve a 100º C — com variações para menos dependendo da altitude do local.

Depois que a água já entrou em ebulição e o alimento já começou a cozinhar, aumentar o fogo não fará nenhuma diferença. Isso porque a temperatura da água não vai ultrapassar 100º C. A partir do momento que o líquido superar essa temperatura, ele começará a evaporar.  

2. Mergulhar a batata na água fria a deixa mais crocante depois de frita

Na verdade, é importante que a batata esteja com a menor concentração de água possível, porque o que deixa o alimento bem crocante é a alta temperatura do óleo, pois assim a água esfria a gordura e diminui o choque térmico. O ideal é fritar a batata duas vezes. Na primeira ela vai selar e na segunda vez vai dourar e ficar extremamente crocante.

3. O açúcar tira a acidez do molho

É muito comum as pessoas utilizarem o açúcar em molhos de tomate para diminuir a acidez do fruto, mas na verdade o açúcar apenas diminui a percepção da acidez na comida por causa da sua doçura. Uma substância que realmente consegue retirar a acidez é o bicarbonato de sódio, pois essa é uma substância química que tem reações com o ácido.

4. O álcool evapora totalmente quando cozido junto com o alimento

O álcool não evapora por completo após ser fervido, pois quando é misturado com água, a solução evapora por igual. É claro que você não ficará bêbado ao comer um prato que tenha adição de álcool, mas tenha consciência de que ele ainda está lá. Dependendo da forma e do tempo de cozimento, até 85% do álcool pode permanecer no alimento.

5. O creme de leite talha ao ferver

O creme de leite puro não talha ao ferver. Porém, se adicionarmos algum alimento ácido junto ao creme de leite fervendo, é provável que o seu molho talhe. Então, quando for fazer um molho rosé, por exemplo, adicione o creme de leite depois de desligar o fogo.

Alguns dos maiores mitos de cozinha acabaram de ser desmistificados. E você, conhece algum mito desse tipo? Conte para gente e vamos debater!

Fonte(s): Petit Gastro, Fundição Santana, Sonoma e Folha de São Paulo

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!