Cuidados com a casa POR Vapza - 07 Aug 2018 — 19h45

Como organizar a sua cozinha?

Mesmo que você adore cozinhar, ninguém gosta de perder tempo procurando uma panela que sumiu ou de descobrir que o principal ingrediente da receita está vencido, certo? Por isso, nós preparamos algumas dicas de como organizar a cozinha e ter mais praticidade nesse ambiente. Confira:

1. Separe a louça pela frequência de uso

Pratos, copos e talheres usados no dia a dia devem ser colocados em armários ou prateleiras de altura confortável para que sejam alcançados sem grandes dificuldades – o que economiza tempo e evita acidentes.

Além disso, louças e outros itens utilizados apenas em ocasiões especiais não precisam ganhar um espaço de destaque na sua cozinha, podendo ficar em armários mais altos ou na cristaleira.

2. Deixe as panelas do dia a dia mais à mão

Panelas e frigideiras de uso diário devem ficar em um armário de fácil acesso, como o balcão embaixo da pia. Para aproveitar melhor esse espaço, arrume-as por tamanho uma dentro da outra e guarde as tampas todas juntas, seja em uma gaveta ou caixa organizadora.

Assim como acontece com a louça, panelas utilizadas em ocasiões especiais, como a panela de risoto ou de paella, podem ocupar prateleiras mais altas ou ser guardadas em outros locais, como o balcão da sala de jantar.

3. Crie mais divisórias dentro dos armários

Um armário grande mas com poucas divisórias não permite um bom aproveitamento do espaço. Para resolver esse problema, você pode usar prateleiras empilháveis que criam novas superfícies acima do primeiro nível, ganhando mais possibilidades para guardar xícaras, pratos e copos.

4. Instale ganchos para organizar seus utensílios

Canecas, talheres grandes e medidores podem ser pendurados em ganchos instalados na prateleira ou na porta do balcão, embaixo do armário que fica em cima da pia e até mesmo na parede – com cuidado para não furar nenhum cano.

No caso dos armários inferiores, você pode instalar ganchos em suas laterais para pendurar objetos como tábua de corte, leiteira, coador de café, escorredor etc. Dessa forma, você ganha espaço para guardar outros objetos que não podem ser pendurados e ainda dá um charme a mais para a sua cozinha.

5. Encontre alternativas para guardar assadeiras e travessas

Caso não haja espaço no seu armário para guardar esses itens empilhados por ordem de tamanho, você pode experimentar alternativas como dispor as assadeiras na vertical e acomodar as travessas de vidro embaixo do cooktop. Se essas dicas não resolverem o problema, você ainda pode colocá-las dentro do forno.

6. Evite a bagunça nas gavetas

Com o abrir e fechar, é comum que pequenos itens dentro das gavetas se misturem e tudo vire uma grande bagunça. Para evitar essa desorganização, a forma mais prática é optar por gavetas com divisórias, que permitem separar talheres e objetos por categorias.

Caso as suas gavetas não contem com essa facilidade, você pode comprar um porta-talheres à parte ou distribuir pequenas caixas organizadoras dentro delas, evitando que os objetos se percam.

7. Dê preferência a potes quadrados ou retangulares

Potes nesses formatos são mais fáceis de arrumar dentro do armário, pois permitem um melhor aproveitamento do espaço disponível. Você pode guardar um dentro do outro, conforme o tamanho dos objetos, e deixar as tampas todas juntas em uma caixa organizadora ou até mesmo em um escorredor de louças. 

Dica importante: para evitar que os potes fiquem com odores estranhos, procure guardá-los abertos e dê preferência àqueles feitos de vidro.

8. Organize os alimentos para evitar o desperdício

Para reduzir as perdas na cozinha, sempre coloque os alimentos com validade mais próxima da expiração à frente dos produtos mais novos, de forma a consumi-los primeiro.

Outra dica para evitar o desperdício é não manter um grande estoque nos armários e na geladeira, deixando todos os alimentos bem à vista. Assim, você não corre o risco de se esquecer da existência de um ingrediente que ficou escondido em meio a outros produtos.

***

Uma cozinha bem arrumada facilita a limpeza e economiza seu tempo. E para ter ainda mais praticidade na hora de preparar suas refeições, você sempre pode contar com os produtos da Vapza, que já vêm prontos para aquecer ou para receber o seu tempero exclusivo e podem ser adquiridos na nossa loja online.

Agora que você conhece essas dicas de como organizar a cozinha e de como receber os produtos da Vapza diretamente na sua casa, seus momentos de mestre-cuca vão ser ainda mais gostosos!

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!