Cuidados com a casa POR Vapza - 02 May 2016 — 20h11

Cuidados para manter sua cozinha limpa




No ambiente da cozinha todo cuidado é pouco, deve-se garantir a limpeza dos azulejos, armários, pia, das mãos e até dos alimentos que serão preparados. Com isso, manter uma boa higiene é fundamental para que a segurança e o bem-estar estejam ao seu lado na hora do preparo de alimentos.

Seguem algumas dicas de como afastar a sujeira e deixar a sua cozinha pronta para o preparo de refeições e bons momentos:

Higiene e Limpeza

A contaminação pode ocorrer de várias formas, então sempre é bom lavar bem as mãos com água e sabão, cuidar para que não acumulem restos de comida nas unhas e fazer o uso de roupas limpas e um avental específico para a função. Se for mexer com os alimentos de luvas, nunca utilizar as mesmas usadas para a lavagem de louças. Higienizar os alimentos, como frutas e verduras, também se faz necessário; eles devem ser lavados em água corrente, imersos em soluções cloradas e enxaguados com água filtrada.

Pia e superfícies

Em relação à pia e superfícies, que estão diretamente em contato com os alimentos, se faz necessário uma limpeza completa delas, principalmente da esponja de lavar louças, que é um prato cheio para a proliferação de bactérias. A esponja acumula restos de comida e umidade, podendo ser limpa quando mergulhada por alguns minutos em água fervente. Em hipótese alguma faça essa limpeza no micro-ondas. Outra dica importante é não usar a mesma água com sabão para lavar a louça várias vezes.

Livre-se da lixeira de pia, que também facilita a proliferação de bactérias na superfície de manuseio de alimentos. O ideal é manter as lixeiras no chão. Dê preferência aos modelos com pedais, para não existir contato com as mãos durante o preparo dos alimentos.

Utensílios

Abandone utensílios de madeira e plástico, como tábuas, colheres e potes, que acumulam bactérias e dificultam uma higienização completa.

  • Dê preferência a utensílios de metal, vidro, cerâmica e outros materiais atóxicos
  • Evite também utilizar o mesmo utensílio no preparo de diferentes alimentos
  • Não guarde vários alimentos no mesmo recipiente, podendo ocorrer contaminações cruzadas

Com estas dicas fica fácil manter sua cozinha pronta para criar refeições para seus amigos e familiares!

Fonte(s): Programa Saúde Total, P4B e Minha Vida

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!