Alimentação Saudável
27/09/2010

Tubérculos e os seus nutrientes

Formados por raízes de determinadas plantas, os tubérculos concentram grandes quantidades de nutrientes energéticos e benéficos ao organismo humano. Com uma grande variedade de tipos, diversos deles são usados na culinária. Por isso o Cozinha Vapza traz para você mais informações sobre esses alimentos.

São considerados tubérculos alimentos como mandioca, batata, batata salsa, inhame, rabanete, cenoura, beterraba e nabo. Cada um deles tem quantidades variadas de vitaminas, carboidratos e sais minerais. Mas os que contêm mais quantidade de nutrientes são a mandioca e a batata.

Agora veja os principais nutrientes que alguns tubérculos podem oferecer para você e sua família.

Mandioca: Considerado um integrante da base alimentar indígena, esse tubérculo é rico em carboidratos e fibras. Ainda oferece altas doses de fósforo, vitamina C e cálcio.

Batata: Também é considerada uma fonte de carboidratos. Sua casca é rica em fibras e recomendada para consumo. Além disso, contém grandes quantidades de vitamina B6 e C, além de minerais como zinco, magnésio e potássio.

Beterraba: É considerada um alimento de pouco valor calórico, mas possui um alto índice de folato, vitamina A, B e C. Além da raiz, as folhas também podem ser consumidas, pois são ricas em cálcio, ferro e o precursor da vitamina A, o beta-caroteno.

Cenoura: É considerada o alimento com maior quantidade de betacaroteno. Além disso, tem seu consumo recomendado por ser uma grande fonte de fibras e potássio. Uma cenoura ao dia supre a necessidade diária do organismo desses nutrientes.

Há ainda muitos outros tubérculos que você pode usar na sua alimentação. Use sua criatividade e coloque mais saúde na sua mesa.

SAC Vapza 0800 41 1311
sac@vapza.com.br
SIGA A
VAPZA