Alimentação Saudável POR Vapza - 28 Jun 2017 — 12h49

Substitua o caldo de carne e galinha por essas receitas simples e saudáveis

Nas prateleiras do mercado encontramos de tudo: caldo de carne, de galinha, de legumes... Os caldos prontos são rápidos para utilizarmos nas receitas do dia-a-dia, porém, são poucos saudáveis. Selecionamos duas receitas naturais de caldos que vão realçar o sabor dos alimentos sem o excesso de sódio e conservantes!

Os caldos comuns: temperos artificiais que podem fazer mal à saúde

Os tabletes industrializados parecem inocentes, mas na verdade eles contêm muitos aditivos, conservantes, sódio, realçadores de sabor e aromatizantes. Todos estes itens, em excesso, podem fazer mal ao seu organismo, causando até mesmo reações adversas, como náuseas, alergias cutâneas, entre outras. E claro, deixam sua refeição menos saudável. Além disso, os caldos contêm glutamato monossódico, um aditivo que age no organismo liberando uma substância que inibe uma região no cérebro chamada hipotálamo, que inibe o apetite. É desta forma que os industrializados acabam influenciando no aumento da obesidade da população

A quantidade de sódio nos caldos de carne

Independente de ser caldo de carne, galinha, legumes, bacon... Um tablete deste tempero pode conter cerca de 2000 mg de sódio. A quantidade ideal a ser consumida, por dia, recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 2400 mg. 

Substituindo os temperos artificiais

Para escapar dos condimentos industrializados, a primeira sugestão é escolher temperos frescos, até mesmo plantar em casa: cebolinha, cheiro verde, manjericão. Além disso, separamos duas receitas de caldos naturais para você acrescentar no preparo dos alimentos. Anote!

Caldo de ervas

Ingredientes

  • Ervas à sua escolha: orégano, manjericão, salsa, alecrim
  • Azeite de oliva

Modo de Preparo

Deixe as ervas secarem. Depois, pique e misture todas, separando em forminhas de gelo. Complete com azeite de oliva e leve ao congelador. Depois, desenforme e guarde em saquinhos plásticos, ainda no congelador, retirando somente quando for utilizar.


Opção com ervas frescas: você pode levar ao liquidificador 1 cebola grande, 2 dentes de alho, cebolinha, salsinha,pimentão, 1 colher de azeite de oliva, 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 pitada de sal. Bata tudo e coloque nas formas de gelo, levando ao congelador.

Caldo de legumes

Ingredientes

  • 2 tomates
  • 1 alho poró
  • 1 cenoura grande ralada
  • 1 pé de espinafre
  • 1 maço de cebolinha e 1 de salsinha
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

Em uma panela com um litro de água, cozinhe todos os ingredientes picados, por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar. Bata tudo no liquidificador, coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador.


O que achou de nossas dicas? Assim fica mais fácil manter suas refeições leves e saudáveis. E o melhor: você vai descobrir que elas vão ficar ainda mais saborosas, sabia? Teste em casa! Você pode ver receitas deliciosas em nosso Cookbook ou conhecer a linha de alimentos sem conservantes da Vapza. Eles são cozidos no vapor e embalados a vácuo, preservando o sabor de cada alimento.


Imagem via HelloFresh

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!