Alimentação Saudável POR Vapza - 08 Feb 2018 — 17h07

Por que a quinoa é considerada um superalimento?


Mesmo tendo virado uma das queridinhas do mundo fitness nos últimos anos, nem todas as pessoas sabem por que a quinoa é um superalimento. Para isso, é preciso entender seu consumo, seus benefícios e como ela pode fazer parte da sua vida.

Cientificamente chamado de Chenopodium quinoa, este cereal é uma espécie de planta nativa da América Latina, com presença mais abundante em países andinos, como Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia e Peru. O consumo da quinoa em forma de grãos, farinha ou flocos se iniciou com os povos indígenas que já a cultivavam e a incluíam em sopas, bebidas e pães antes mesmo da chegada dos europeus às Américas. O alimento era venerado e sua importância era marcada por rituais religiosos. 

Eram utilizados objetos feitos de ouro para iniciar o plantio, fazer a colheita e depois para oferecer a planta ao deus Sol, em agradecimento à saúde proporcionada.Dessa época em diante, a quinoa passou a marcar presença mais intensamente nas dietas da população mundial. O alimento, além de ser extremamente nutritivo, ainda é super-resistente às mais diversas condições climáticas e cresce em diferentes tipos de solo. 

No Brasil, a planta é cultivada em vários territórios, mas sofreu algumas alterações para ser plantada por aqui, especialmente no Cerrado. As modificações permitiram que a planta crescesse em larga escala e se tornasse um produto economicamente valioso.

Por que a quinoa é tão diferente?

A quinoa é um destaque entre os alimentos por ser muito rica e equilibrada em seus componentes nutricionais, os quais fazem toda a diferença para a saúde no desenvolvimento e fortalecimento do corpo ou na prevenção e tratamento de doenças.

Ela possui elementos como alto valor energético (o maior entre todos os cereais, com 430 kcal a cada 100 gramas), alto nível de carboidratos bons, muitas fibras, ômega-3, ômega-6, alta concentração de proteínas e ativos antioxidantes.

Além disso, a quinoa é uma fonte abundante de vitaminas do complexo B e E, possui minerais como ferro, zinco, potássio e magnésio e fornece um surpreendente nível de cálcio. Isso sem falar que este cereal não tem glúten em sua composição, sendo uma boa opção para os celíacos.

Quais são os benefícios da quinoa?

Os benefícios deste cereal são inúmeros e podem impactar nossa saúde em curto, médio e longo prazo. Veja alguns destaques e entenda por que a quinoa é um superalimento:

1. Fortalecimento dos músculos

Com um valor proteico considerado tão alto quanto o do leite materno pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a quinoa é benéfica para formação e desenvolvimento de músculos, que acontecem tanto em nosso crescimento quanto na prática de exercícios físicos.

Inclusive, a quinoa é uma excelente substituta para a proteína animal para pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas, superando a quantidade de proteínas da carne, do peixe e dos ovos.

2. Companheira dos ossos

A presença de cálcio em abundância também é fator de notoriedade da quinoa, pois seu consumo pode ajudar no desenvolvimento dos ossos, na recuperação de fraturas e na prevenção e cuidado de doenças como a osteoporose.

3. Amiga do sistema nervoso

As vitaminas presentes na quinoa, com ênfase nas vitaminas B1, B2, B3 e B6, são primordiais para o sustento saudável de várias partes do corpo, mas se destacam no apoio à manutenção do sistema nervoso em sua totalidade.

4. Opção sem glúten

Por não conter glúten em sua composição, a quinoa é recomendada às pessoas com doença celíaca, que não podem comer alimentos que tenham trigo entre seus ingredientes.

Dessa forma, esses pacientes (e também as pessoas que evitam o glúten por outros motivos) têm uma alternativa de cereal a partir do qual podem ser produzidos pães, massas, farinhas e biscoitos.

5. Redução e controle do colesterol ruim

Com boa quantidade de fibras solúveis e insolúveis, a quinoa age diretamente no controle e redução do colesterol ruim (LDL). Isso acontece porque elas promovem a absorção do LDL pelo fígado a partir do sangue com o objetivo de produzir ácidos biliares.

Como consumir a quinoa no dia a dia

A quinoa pode ser encontrada em três apresentações que têm o mesmo valor nutricional: flocos, farinha e grãos, que podem ser consumidos em diferentes receitas.

Os flocos e a farinha podem ser misturados a frutas, iogurtes ou até ao leite para compor um ótimo café da manhã. Além disso, a farinha ser usadas para a produção de pães, bolos e massas, substituindo a farinha de trigo na mesma proporção. Os grãos, por sua vez, podem ser cozidos para substituir o arroz no almoço e no jantar – recomenda-se misturar a quinoa ao arroz gradativamente para acostumar o paladar.

No Cookbook da Vapza, você encontra diversas receitas práticas e fáceis de fazer com a nossa Quinoa orgânica! Agora que você já descobriu por que a quinoa é um superalimento, vale a pena testar novas receitas ou modificar alguns dos seus pratos preferidos para aproveitar todos os benefícios que ela oferece e ganhar muito em sabor e saúde na sua vida.

Fonte(s): GloboEsporte (1) e (2), Mais Equilíbrio, Mundo Boa Forma, Minha Vida, Conquiste Sua Vida, BBC e Sítio do Moinho

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!