Alimentação Saudável POR Vapza - 19 Jul 2018 — 19h40

O que é que os 7 grãos têm de diferente e quais grãos fazem parte?

Você já deve ter ouvido falar que o mix 7 grãos é um alimento saudável por oferecer uma série de benefícios para o organismo. Mas você sabe o que é 7 grãos e do que é feita essa mistura? Pois hoje chegou o dia de descobrir todas as vantagens de incluir essa opção no seu cardápio!

Como o próprio nome indica, 7 grãos é uma combinação de 7 cereais diferentes, sendo que um deles geralmente é o arroz integral. Dessa forma, essa mistura acrescenta muito mais sabor e nutrientes ao arroz do dia a dia, além de poder ser utilizada em diversas receitas.

Conheça os benefícios dos 7 grãos

O Mix 7 Grãos da Vapza é composto por arroz integral, arroz-vermelho, quinoa-branca, quinoa-preta, quinoa-vermelha, linhaça e chia – e todos esses cereais são orgânicos. O produto já vem cozido no vapor, para preservar melhor seus nutrientes, e você só precisa acrescentá-lo ao seu refogado ou à receita do dia.

Assim, além de aproveitar os benefícios oferecidos por essa variedade de cereais, você ainda ganha muita praticidade. Conheça as propriedades de cada um dos 7 grãos:

1. Arroz integral

O arroz é o alimento mais comum na mesa dos brasileiros, por isso ele também é a base do Mix 7 Grãos da Vapza. Porém, diferente do arroz branco, que passa por um extenso processo de refinamento e perde seus principais nutrientes, o arroz integral é apenas descascado.

Dessa forma, ele oferece muito mais vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, manganês, fósforo, ferro e potássio. Além disso, o arroz integral contém 5 vezes mais fibras do que o arroz branco, o que prolonga a sensação de saciedade, reduz a absorção de glicose e colesterol e melhora o funcionamento do intestino.

2. Arroz-vermelho

Originário da China, o arroz-vermelho oferece os mesmos benefícios do arroz integral por também não passar por um beneficiamento tão extenso quanto o do arroz branco. Porém, essa versão colorida é ainda mais poderosa para regular os níveis de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).

Isso acontece porque o arroz-vermelho tem um alto conteúdo de monacolina, uma substância similar às estatinas utilizadas em medicamentos para a redução do colesterol. Assim, o consumo dessa grão evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de complicações cardiovasculares como infarto e AVC.

3. Quinoa-branca

Devido às suas características botânicas, a quinoa-branca, ou simplesmente quinoa, não é um cereal propriamente dito, mas sim um pseudocereal. Essa diferença, porém, é uma grande vantagem em termos nutricionais.

Em comparação aos cereais, a quinoa oferece um teor bem mais elevado de proteínas de alta qualidade, vitaminas (como vitamina A, riboflavina, niacina, tiamina e B6) e minerais (como magnésio, zinco, cobre, ferro, manganês e potássio), sendo considerada um superalimento.

A quinoa-branca também é uma boa fonte de fibras e é rica em ômega-3 e 6, ácidos graxos que protegem o sistema cardiovascular. Além disso, esse grão ajuda a combater os desconfortos da TPM e da menopausa.

4. Quinoa-preta

A quinoa-preta é uma variedade mais rara que apresenta os mesmos benefícios da quinoa-branca, também sendo considerada um superalimento. Além da cor diferenciada, que ajuda a criar pratos mais atrativos visualmente, a quinoa-preta oferece um sabor mais pronunciado e é mais crocante que a branca.

5. Quinoa-vermelha

Assim como a quinoa-preta, a quinoa-vermelha é uma variedade da quinoa, oferecendo as mesmas propriedades nutricionais que as outras versões. Seu sabor ligeiramente frutado é mais rico do que o da quinoa-branca e lembra o gosto das nozes. A consistência é intermediária entre as outras duas versões, deixando a receita ainda mais interessante.

6. Linhaça

A linhaça é uma semente oleaginosa que se destaca pelo alto teor dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que ajudam a aumentar as taxas de colesterol bom (HDL) e reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) e triglicérides. 

Dessa forma, seu consumo ajuda a proteger os vasos sanguíneos e o coração, evitando a formação de placas de ateroma nas artérias, infartos e derrames. Essa semente é rica em vitamina C, E e do complexo B, fibras e proteínas, além de conter compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que contribuem para a saúde do intestino.

7. Chia

A chia oferece tantos benefícios para a saúde que ela é considerada um alimento funcional. Além de ser uma das fontes mais ricas de ômega-3, ela contém cinco vezes mais cálcio que o leite e é rica em magnésio, manganês e fósforo, minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Quinze por cento da semente de chia é composta por proteínas, cuja combinação de aminoácidos faz com que elas tenham um alto valor biológico. Além disso, ela contém kaempferol, um antioxidante que combate os danos dos radicais livres e ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.

A chia também é conhecida por seu efeito mucilaginoso. Devido à sua alta quantidade de fibras, essas sementes absorvem muita água e, ao chegar no estômago, elas se expandem e formam um gel, prolongando a saciedade. Assim, a chia é uma coadjuvante no processo de emagrecimento.

Como consumir os 7 grãos

Os 7 grãos oferecem tantos benefícios para a saúde que a melhor forma de aproveitá-los é consumindo esse alimento diariamente, de modo a ajudar seu organismo a suprir suas necessidades de proteínas, vitaminas e minerais.

Dessa maneira, o Mix 7 Grãos da Vapza é uma excelente alternativa ao arroz branco, pois seu valor nutricional é muito superior. Além disso, o mix pode ser utilizado em preparações como sopas, risotos e saladas, acrescentando muito mais sabor e saúde a esses pratos.

Para quem deseja emagrecer, os 7 grãos podem ser incluídos na dieta em substituição a outros carboidratos. Além de seu alto teor de fibras, que dá mais saciedade, essa combinação de cereais oferece um índice glicêmico mais baixo do que o arroz, a batata, o pão branco e as massas, contribuindo para um menor acúmulo de gordura.

Aproveite a facilidade da nossa loja online para adquirir o Mix 7 Grãos da Vapza e receba o produto diretamente na sua casa, uma forma ainda mais prática de aproveitar todos esses benefícios.

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!