Alimentação Saudável POR Vapza - 30 Aug 2017 — 14h08

Como ter uma alimentação saudável?


Uma alimentação saudável parece estar relacionada a dietas e controle do que comer, certo? Parece complicado, mas o “saudável” não tem relação com restrição e sim equilíbrio! Entenda melhor como ter uma alimentação saudável a seguir.

A regra da alimentação saudável é comida de verdade

Ter uma alimentação saudável é imprescindível para que o corpo funcione corretamente e você tenha energia. Assim, simplificando, você precisa incluir no cardápio todos os nutrientes necessários para o organismo realizar suas funções.

O excesso de informação a respeito de dietas da moda pode impedir as pessoas de obterem todos os nutrientes necessários para uma saúde em dia. Mas o primeiro passo para uma alimentação saudável é simplesmente evitar produtos industrializados, tais como: congelados, embutidos e processados. O ato de voltar a cozinhar já ajuda bastante, pois você não compra alimentos prontos, mas que necessitem de preparo, crus, naturais.

Quais os nutrientes necessários para uma alimentação saudável?

Os nutrientes são separados em dois grupos: os macronutrientes e os micronutrientes. Os macronutrientes são carboidratos, como pães e massas; gorduras, como oleaginosas, abacate, entre outros. E, por fim, as proteínas, presentes na carne vermelha, branca, peixes, etc.

Se você não come carne, por exemplo, deve realizar a substituição por outra fonte de proteína, sempre acompanhado de um nutricionista. Ele saberá recomendar a quantidade ideal e fará o acompanhamento para que nada falte no seu organismo

Quais alimentos devem ser ingeridos todos os dias?

A recomendação, dentro do possível, é você incluir na sua alimentação diariamente:

  • 5 porções de frutas ou vegetais 
  • 2 ou 3 porções de laticínios, como leite ou iogurte 
  • 1 porção de fontes de proteínas, como peixe, frango ou ovos 
  • 5 ou 6 porções de carboidratos, como pães e cereais, sempre dando preferência para os integrais 

Gordura, açúcares e doces devem ser limitados a 1 porção. Isso porque os índices de obesidade assustam: são cerca de 300 milhões de pessoas obesas. Açúcar e gordura em excesso, além do sobrepeso, podem trazer outras doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Dê preferência aos temperos naturais

Voltar à cozinha para o preparo dos alimentos é um ótimo jeito de cuidar de sua alimentação. Como já falamos em outro post sobre os malefícios de temperos industrializados, dê atenção redobrada à quantidade de sódio presente nos alimentos.

Assim, durante o preparo, opte por temperos naturais, como cebola, alho, ervas, cebolinha, salsinha, entre outros. Isso diminuirá a quantidade de sódio no seu alimento, preservando suas propriedades e ainda dando mais sabor.

Não fique sem comer

Fazer de 5 a 6 refeições diárias é uma das principais regras de uma boa alimentação saudável. Assim, você consegue ingerir frutas durante os lanches, optando também por vegetais e legumes, como cenouras. Por que tantas refeições? A verdade é que vivendo assim você não fica com muita fome nas refeições principais, ativando seu metabolismo.

Evite biscoitos e doces; além de não matarem a fome, eles são ricos em gorduras saturadas, aquelas que fazem mal à saúde. Mesmo biscoitos que prometem serem saudáveis podem não dar publicidade ao sódio em alta quantidade presentes.

Alimentação saudável combina com hidratação

Manter o corpo hidratado é uma das regras mais importantes para quem busca uma alimentação saudável. Os líquidos devem ser consumidos diariamente, optando sempre pela água. Refrigerantes e sucos industrializados são ricos em açúcares e calorias.

A água, por si só, ajuda a eliminar toxinas, melhora sua pele, ajuda no transporte de vitaminas e previne o cansaço. Sempre que possível, beba de 1,5 a 2 litros de água.

Busque saborear os alimentos

Voltar à cozinha é uma forma de tornar as refeições ainda mais prazerosas. Na rotina corrida, comemos por hábito, às pressas, impedindo de saborear cada alimento. Apesar do dia a dia acelerado, ainda é possível comer alimentos naturais.

Os alimentos produzidos pela Vapza são naturais, embalados a vácuo e cozidos, necessitando apenas do seu toque final, seja no tempero ou acrescentando outros ingredientes.

Eles não possuem conservantes, garantindo o sabor verdadeiro de cada alimento. Temos em nossa linha arroz, feijão, frango desfiado, carne em tiras e muitos outros. Confira nossa linha completa aqui e aproveite estas dicas para ter uma alimentação equilibrada e, consequentemente, viver ainda melhor, com mais saúde e disposição!

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