Alimentação Saudável POR Vapza - 24 Oct 2018 — 20h41

Como se alimentar bem com uma vida supercorrida

Ter uma dieta equilibrada é um dos principais pilares para conquistar uma boa saúde. Porém, com a correria do dia a dia, nem sempre é fácil seguir esse hábito tão necessário. Com isso em mente, nós elaboramos algumas dicas de como se alimentar bem com uma vida agitada, de modo a ajudar você nessa missão.

Mais do que contribuir para o ganho de peso, uma dieta inadequada deixa o organismo carente de vitaminas e sais minerais, diminui sua disposição e favorece o surgimento de diversas doenças, desde as infecciosas devido à queda na imunidade até as crônicas, como os problemas cardiovasculares e a diabetes.

Para agravar a situação, uma vida supercorrida e cheia de estresse também aumenta a tendência ao desenvolvimento de doenças e ao acúmulo de peso. Por isso, é preciso adotar alguns hábitos que permitam que você tenha uma boa alimentação mesmo em meio a todos os seus compromissos. Confira as dicas:

1. Deixe o café da manhã pré-preparado

Muitos nutricionistas consideram o café da manhã como a refeição mais importante, pois é ela que “desperta” o metabolismo. Quando pulamos o café, a tendência é consumir mais calorias durante o dia, o que culmina no ganho de peso.

Por isso, se você não consegue acordar mais cedo para se alimentar, utilize alguns minutos na noite anterior para separar fatias de pão integral, lavar e picar frutas ou preparar um chá para consumir na manhã seguinte.

2. Aposte em opções saudáveis quando realmente não der tempo

Se você realmente não conseguir tomar o café da manhã antes de sair de casa ou se você precisa levar um lanchinho na bolsa, escolha opções saudáveis que possam ser consumidas sem muita dificuldade. 

Você pode levar um iogurte desnatado, por exemplo, que oferece boas quantidades de proteínas e tem baixo teor de gordura, e uma banana, que é tão simples de transportar quanto uma barrinha de cereal – com a vantagem de não conter nenhum tipo de aditivo químico.

Os produtos Vapza, por exemplo, foram concebidos para salvar tempo na sua rotina. A linha Só Aquecer, por exemplo, já vem pronto para o consumo. Basta tirar da caixa e esquentar!

3. Vá um pouco mais cedo ou mais tarde ao restaurante por quilo

Pode ser tentador recorrer ao fast food quando estamos sem tempo, mas essa não é uma opção interessante para a nossa saúde. O restaurante por quilo, por sua vez, costuma oferecer alimentos de todos os grupos, mas muitas pessoas não podem passar tanto tempo na fila lotada.

Nesse caso, a dica é verificar se você pode trocar seu horário de almoço, indo ao restaurante antes ou depois do período de maior movimento. E se você acha que não tem tempo pra cozinhar em casa, reveja seus conceitos, pois há muitas dicas para cozinhar comidas saborosas e saudáveis mesmo com pressa.

4. Leve marmitas saudáveis para o trabalho

Outra opção para economizar tempo – e dinheiro – na hora do almoço é levar seu almoço de casa. Assim, você não precisa se deslocar até o restaurante e evita consumir opções ricas em gordura e sódio, como salgados e frituras.

Para isso, porém, é preciso preparar uma marmita que contenha itens de todos os grupos alimentares (verduras e legumes, cereais e proteínas), os quais devem ser combinados nas proporções corretas para suprir as necessidades do corpo. Nós temos um artigo completo sobre como montar uma marmita com 9 dicas saudáveis, convidamos você a dar uma olhadinha e aprender truques novos!

5. Tenha lanches saudáveis sempre à mão

Ficar muito tempo sem comer pode colocar o organismo em estado de privação, o que faz você comer mais do que o necessário na refeição seguinte. Por isso, o ideal é fazer refeições intermediárias entre as três principais.

Caso você simplesmente não tenha tempo de interromper suas atividades para fazer um lanche, uma boa ideia é ter opções saudáveis e práticas perto de você, como oleaginosas (castanhas, nozes etc.) e frutas secas.

Esses alimentos contêm gorduras boas e fibras, que ajudam a dar mais saciedade, mas é preciso escolher versões sem adição de açúcar ou sal e consumir uma quantidade moderada, pois eles podem ser bastante calóricos.

6. Utilize produtos prontos e semiprontos na hora de cozinhar

Cozinhar em casa é uma excelente forma de ter uma alimentação mais saudável, mas pode ser impossível adotar esse hábito quando a rotina é muito corrida. Se esse é o seu caso, uma boa maneira de resolver o impasse é utilizar alimentos que já venham pré-preparados.

Os produtos da Vapza, por exemplo, já vêm cozidos e alguns até vêm prontos para servir, bastando aquecer. E quando se trata de se alimentar bem, os alimentos da Vapza ainda oferecem o benefício de ser livres de qualquer aditivo artificial, pois são conservados por um método de esterilização e cozimento a vácuo chamado sous-vide.

Assim, mesmo nos dias mais corridos, você terá à mão alimentos como arroz integral, feijão, batata, batata-doce, beterraba, grão-de-bico, lentilha, frango desfiado e seleta de legumes, entre vários outros, o que permite economizar muito seu tempo na cozinha.

7. Conte com a internet para adquirir alimentos saudáveis

Se você não tem muito tempo livre para ir ao supermercado ou não encontra os itens saudáveis que você gostaria com tanta facilidade, saiba que a internet é sua amiga. Verifique se os estabelecimentos da sua cidade oferecem uma plataforma online ou se há algum aplicativo de compras e entregas na sua região.

Além disso, você pode fazer suas comprar na loja virtual da Vapza: com alguns cliques, você faz a sua encomenda e recebe os produtos na sua casa. Assim, você poderá adquirir os itens necessários para ter uma boa alimentação com muito mais praticidade.

Ao seguir essas dicas de como se alimentar bem com uma vida agitada, será muito mais simples conciliar seus compromissos com uma dieta equilibrada e que forneça todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo.

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