Alimentação Saudável POR Vapza - 17 Aug 2017 — 13h22

9 benefícios do milho para a saúde


O milho faz bem e por isso se transformou num dos cereais mais populares de todo o mundo, uma vez que é uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas, fibras e também desempenha um papel importante em nossa alimentação. Afinal, o cereal é um ótimo aliado da qualidade de vida, auxiliando o funcionamento do nosso organismo, garantindo maior bem-estar.

Saboroso, esse alimento pode ser usado em várias receitas, como canjica, bolos, tortas, cuscuz, mingaus, pipoca, entre outros pratos. O milho não contém glúten, o que é perfeito para ser inserido na alimentação de celíacos. Como dissemos, o milho faz bem para o corpo, prevenindo doenças e outros problemas de saúde, por isso resolvemos listar 9 benefícios do milho para a saúde:

1. Retarda o envelhecimento e previne a osteoporose 

Graças à grande quantidade de vitamina C presente no milho, o envelhecimento da pele e dos órgãos acabam sendo reduzidos. Os dentes também se beneficiam desta vitamina. Além disso, a vitamina A presente no milho também é um agente que auxilia a boa saúde da pele.

2. Ajuda a emagrecer

Sua alta taxa de fibras pode se reverter em saciedade para o organismo, evitando que você belisque outros alimentos durante o dia. Para que o milho seja eficiente e contribua com a perda de peso, contudo, deve sempre ser consumido com moderação. 70% da composição do milho é água, o que auxilia o emagrecimento, já que a água não possui calorias.

3. Beneficia o sistema imunológico

Por ser rico em carotenoides, o milho auxilia a fortalecer o sistema imunológico. Essa substância química origina os tons de amarelo e vermelho presentes nos alimentos. E, quando ingeridas, fortalecem o corpo, prevenindo e amenizando diversas doenças.

4. Reduz os níveis de colesterol e hipertensão

Abastado em fibras, o milho também faz bem para o colesterol e para a hipertensão. A dica para as pessoas que possuem índices elevados de colesterol é evitar alimentos com muita gordura e procurar incluir alimentos com fibras em sua dieta. Já falamos que o milho não tem glúten e é um cereal repleto de fibras, não é mesmo?

Para os hipertensos, a dica é não abusar na quantidade de sal, principalmente no preparo de alimentos como o cuscuz e até mesmo a popular pipoca. 

5. Garante energia

Rico em carboidratos, o milho garante a energia que você precisa para realizar as atividades diárias do dia-a-dia. 

6. Ajuda a melhorar o trânsito intestinal

Por contar com fibras, o milho é um ótimo alimento para quem tem o intestino preso ou quer melhorar o trânsito intestinal. As fibras não são digeridas pelo corpo, elas passam através do sistema digestivo, auxiliando na eliminação de resíduos, limpando o organismo. 

7. Protege contra doenças como Alzheimer, Câncer e doenças cardiovasculares 

Com grande abundância de fitonutrientes e tiamina, várias doenças podem ser prevenidas com o consumo do milho.  

8. Redução do risco de Diabetes tipo II 

O consumo do milho pode ajudar no controle da diabetes em pacientes não dependentes de insulina. Por conter fitoquímicos, a regulação da liberação de insulina no corpo é otimizada, reduzindo os picos de açúcar no sangue. 

9. Ajuda a prevenir doenças nos olhos  

A presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina presentes no milh, protegem a mácula ocular. Esses carotenóides são conhecidos como pigmentos maculares e estão presentes na superfície interna da retina. Sua função é proteger os olhos da luz e, assim, os riscos de degeneração macular e catarata são reduzidos drasticamente. 

O milho também é rico em betacaroteno, que forma a vitamina A em nosso organismo — essa que auxilia na manutenção da boa visão.  

Outras informações sobre o milho

O milho da pipoca é o mais rico em fibras, fósforo, magnésio e zinco. Já o milho verde concentra maiores taxas de ácido fólico, niacina, vitamina B6 e várias outras vitaminas.

Para saber se o milho está fresco, procure uma espiga com grãos bem amarelos. Evite comer o alimento quando a espiga estiver murcha. A quantidade a ser consumida também deve ser avaliada. Não é indicado o consumo demasiado deste ou de qualquer alimento em grande quantidade.

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Fonte(s): Mundo Boa Forma, Saúde Dica, Conquiste Sua Vida e Tua Saúde

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