Alimentação Saudável POR Vapza - 22 Mar 2018 — 14h24
8 dicas de alimentação para a chegada do outono
A nova estação está prestes a chegar e, com ela, chega também a necessidade de fazer algumas mudanças para manter a saúde em dia. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de alimentação no outono para que você se mantenha longe das doenças mais comuns desta época.
O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a possibilidade de explorar mais looks do seu armário e a tentação de comer fondue com um bom vinho são algumas vantagens do outono, mas é preciso alinhar tudo isso com uma dieta que ajude seu corpo a funcionar corretamente.
Isso porque, com temperaturas mais baixas e o ar mais seco, o outono apresenta uma tendência maior a causar desidratação de mucosas e do organismo em geral, acúmulo de gordura e até problemas respiratórios, os quais podem ser evitados com alguns cuidados. Conheça oito dicas para aproveitar essa estação sem preocupações:
1. Consuma alimentos ricos em vitamina C
Alimentos que possuem alta concentração de vitamina C têm o poder de te ajudar na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório, reduz as chances de anemia ao favorecer a absorção de ferro e aumenta sua imunidade, deixando você mais resistente às variações climáticas da estação.
Além disso, a vitamina C tem ação direta na cicatrização de feridas (ajudando a combater os lábios rachados), no fortalecimento dos fios de cabelo e no bom funcionamento da circulação sanguínea.
Por isso, uma das principais dicas de alimentação no outono é aumentar o consumo de frutas como laranja, limão, goiaba, caqui e maracujá, justamente por oferecerem essa vitamina e serem facilmente encontradas nesta época do ano, muitas vezes por preços mais baixos.
2. Aqueça-se com sopas à base de legumes e proteínas magras
As sopas são uma ótima opção para você ingerir nutrientes variados de uma única vez sem ficar com a sensação de estômago pesado – isso sem falar que elas ajudam a aquecer o corpo todo!
Para prepará-las, você pode misturar carboidratos bons (como os grãos integrais), proteínas magras e um verdadeiro leque de legumes, diversificando as vitaminas e os minerais ingeridos.
As sopas são uma ótima pedida para o jantar depois de um dia estressante de trabalho ou para encontros mais tranquilos, já que elas também são reconfortantes e vão te ajudar a recuperar as energias de uma forma mais relaxante e proveitosa.
3. Aproveite frutas e vegetais da estação
Consumir alimentos da estação é muito vantajoso para o organismo, pois suas concentrações de vitaminas e minerais são mais altas nessa época do ano. Além disso, você ainda economiza, pois a grande oferta faz com que os preços caiam.
Assim, aproveite o outono para consumir verduras e legumes como abobrinha, abóbora, agrião, batata-doce, berinjela, beterraba, chuchu, espinafre e repolho. Em relação às frutas, este é o momento de investir no abacate, banana, carambola, figo, goiaba, maçã, pera e tangerina.
4. Evite alimentos muito gordurosos ou calóricos
Com a chegada do frio é normal que se queira comer mais, principalmente comidas mais pesadas como massas, carnes e sobremesas de tirar o fôlego com a quantidade de chocolate. Claro que isso não é nenhum pecado, pois há espaço para todos os alimentos.
No entanto, você deve ficar atenta para não exagerar e acabar ganhando muito peso extra, que geralmente vem acompanhado por uma série de problemas como aumento do colesterol, diminuição da disposição e até problemas de confiança e autoestima.
Equilibre sua alimentação sem se restringir de nada. Uma quantidade moderada de cada alimento vai fornecer os nutrientes necessários e garantir um equilíbrio em sua dieta para o outono, sem que você precise se privar das tentações desta época.
5. Hidrate-se com água, chás e sucos
As temperaturas podem estar mais amenas, mas isso não significa que você pode descuidar da quantidade de líquidos ingerida diariamente. Se você tiver dificuldade para tomar água, outras opções interessantes são os sucos e chás, de preferência orgânicos e preparados no momento em que você for beber.
Algumas opções são os chás de maracujá, maçã com canela, frutas vermelhas e chai. Todos eles ajudam a hidratar o organismo, contêm antioxidantes e outras substâncias que favorecem a saúde e ajudam a aquecer o corpo a qualquer momento do dia.
Já os sucos podem ser feitos com as frutas da estação e devem ser consumidos preferencialmente sem açúcar ou adoçante. Os sucos industrializados devem ser evitados, pois são repletos de aditivos químicos e não oferecem vitaminas e minerais em quantidade relevante.
6. Invista nas frutas com alto poder de hidratação
Além de beber muito líquido, consumir frutas também vai te ajudar a manter seu corpo hidratado. Nessas horas, dê preferência a frutas com alto poder de hidratação, como melancia, pêssego, framboesa, morango, melão e abacaxi.
Como as opções são variadas, inclua cada fruta de acordo com seu gosto e rotina, variando o cardápio e sempre deixando a refeição ou lanchinho mais apetitoso para você. Fazer uma salada de frutas pode ser uma alternativa deliciosa e muito saudável.
7. Consuma alimentos que deem mais saciedade
No outono, principalmente em seu início, é comum que você sinta fome mais vezes ao dia e com mais intensidade. Isso acontece porque a temperatura mais baixa do ambiente exige um maior gasto calórico do organismo para se manter aquecido.
O truque para driblar esse efeito é consumir alimentos ricos em fibras, que vão te dar a sensação de saciedade por mais tempo. Alguns bons exemplos são abacate, abobrinha, abóbora, banana, batata-doce, figo e repolho.
8. Dá para comer chocolate e ainda se beneficiar dele
Se você não consegue ficar longe dessa guloseima, inclua pedaços de chocolate meio amargo ou aqueles ricos em cacau em sua dieta, pois essas versões são uma ótima fonte de energia e magnésio se consumidas de forma moderada.
Com todas essas dicas de alimentação no outono, você já pode começar a pensar em quais delícias você vai comer para aproveitar os próximos meses sem deixar de lado o cuidado com o corpo e, principalmente, a manutenção de sua saúde.
VEJA AS POSTAGENS
Mais Lidas na Semana
-
Alimentação Saudável
5 receitas fitness simples
-
Alimentação Saudável
30 alimentos ricos em ferro
-
Alimentação Saudável
5 receitas de feijão tropeiro que são sensacionais
-
Alimentação Saudável
A importância de uma alimentação equilibrada
-
Alimentação Saudável
7 benefícios da canjica que fazem bem para a saúde
CONHEÇA NOSSAS
Linhas de Produtos
VEJA TAMBÉM
Outras Postagens
-
Vantagens da carne branca
Muitas pessoas escolhem carne branca ao invés da bovina devido à menor quantidade de calorias, o que faz dela uma aliada para quem busca saúde e bem estar. Além disso, a carne branca possui proteínas de alto valor biológico, ferro, zinco, menores quantidades de gordura saturada e colesterol. Isso significa que o nosso organismo tem um bom aproveitamento da proteína que está sendo ingerida com uma quantidade menor de gordura. São grandes as vantagens que o frango pode oferecer. Seguir uma dieta balanceada é fundamental para que você possa alcançar melhores resultados. Priorize co...
-
Dez princípios para uma alimentação saudável
Quando o assunto é alimentação saudável, muitas perguntas surgem, principalmente entre aqueles que querem dar início a esse bom hábito. O que é a alimentação saudável? A comida é algo cultural, difícil de fazer com que a pessoa mude seu cardápio? Até que ponto é bom ou ruim para a saúde ser vegetariano? Existem mitos acerca da comida, muitos deles inconvenientes para a saúde? Até que ponto o sal, o açúcar ou as gorduras fazem mal à saúde? De fato, são muitas as dúvidas que surgem quando vamos estabelecer a melhor dieta a ser seguida. Por isso, hoje a Vapza traz dez ...
-
Dieta saudável na gravidez
Quando se está grávida, o cuidado com uma alimentação saudável é ainda mais importante. Apesar de seguir os mesmos princípios da dieta de um adulto normal, a gestante deve consumir alimentos que contribuam para o correto desenvolvimento do bebê. Alguns estudos vêm demonstrando que problemas de saúde como a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares podem ter origem ainda no útero da gestante. Com uma dieta balanceada e diversificada, as futuras mamães têm nas gorduras saudáveis, nas proteínas, nos grãos integrais, além das frutas, verduras e legumes, todos os nutriente...