Alimentação Saudável POR Vapza - 04 Sep 2018 — 21h24

8 benefícios da mandioquinha para a saúde


De cor e sabor inconfundíveis, a mandioquinha pode participar tanto de comidas caseiras que nos remetem à infância quanto de pratos elaborados da mais alta gastronomia. E o melhor de tudo é que, além de ser superversátil, ela também é muito saudável! Por isso, vale a pena conhecer os benefícios da mandioquinha para o organismo.

Também conhecida como batata-salsa ou batata-baroa, a mandioquinha é uma raiz tuberosa originária da Cordilheira dos Andes que chegou no Brasil apenas no século XX. Desde então, ela conquista cada vez mais o nosso paladar – e nós temos muito motivos para apreciá-la! Confira:

1. Tem maior quantidade de minerais que a batata-doce e a batata-inglesa

Em relação aos minerais, a mandioquinha é um alimento mais rico do que a batata-doce e a batata-inglesa, apresentando uma maior quantidade de diversos elementos. Veja a comparação em uma porção de 100 gramas de cada variedade:


Dessa forma, a batata-salsa é uma opção mais interessante na hora de suprir as necessidades diárias desses elementos e reforçar a imunidade, a saúde cardiovascular, o sistema musculoesquelético e o funcionamento do organismo como um todo.

2. Apresenta alto teor de vitaminas do complexo B e vitamina C

Outro benefício da mandioquinha é que ela oferece boas quantidades de tiamina e niacina, duas vitaminas do complexo B necessárias para a produção de energia, a saúde do sistema nervoso, as funções cerebrais e a manutenção da pele, dos cabelos e dos olhos.

Além disso, ela se destaca pelo seu conteúdo de vitamina C: em 100 gramas, a batata-salsa tem 17,1 mg desse micronutriente, enquanto a mesma quantidade de batata-inglesa tem apenas 3,8 mg. Assim, a mandioquinha contribui muito mais para o fortalecimento das nossas defesas.

3. Regula o funcionamento do intestino

A mandioquinha é uma boa fonte de fibras insolúveis, que são responsáveis pelo aumento do volume do bolo fecal e pelos movimentos peristálticos realizados pelo intestino.

Dessa forma, ela facilita todo o processo de digestão, previne problemas como prisão de ventre e ajuda o organismo a eliminar os resíduos, diminuindo sua reabsorção pela mucosa intestinal.

4. Diminui a absorção de açúcar e colesterol

Além das fibras insolúveis, a mandioquinha fornece fibras solúveis, que absorvem uma grande quantidade de água e formam um gel quando chegam ao estômago. Assim, ela ajuda a reduzir a absorção de açúcar e gorduras ingeridas na refeição.

Por isso, a batata-baroa contribui para a manutenção de níveis saudáveis de glicose, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos no sangue, ajudando a prevenir e controlar problemas de saúde como diabetes e doenças cardiovasculares.

5. Prolonga a sensação de saciedade

Outro efeito do gel formado pelas fibras no estômago é que ele se esvazia mais lentamente, o que faz com que a pessoa leve mais tempo para sentir fome de novo depois de ter se alimentado.

Dessa forma, se consumida com moderação e dentro de uma dieta saudável, a mandioquinha pode ser uma coadjuvante em processos de emagrecimento.

6. É um bom alimento para pessoas com diabetes

Mesmo sendo um alimento rico em carboidratos, o teor de fibras da batata-salsa faz com que seu índice glicêmico seja mais baixo do que o da batata-inglesa, o que significa que a absorção do açúcar ocorre de forma mais lenta.

Com isso, ela ajuda a evitar que as taxas de açúcar do sangue aumentam muito rapidamente, sendo assim um bom alimento adequado para pessoas diabéticas.

7. Pode ser consumida por pessoas em convalescença

O amido presente na mandioquinha é digerido facilmente, tornando-a um bom alimento para pessoas que estão se recuperando de uma doença ou cirurgia – desde que autorizado pelo médico.

Além disso, essa característica faz com que a batata-salsa seja uma opção adequada na dieta de crianças a partir dos seis meses, durante a introdução alimentar, e para pessoas idosas.

8. Previne o envelhecimento e o câncer

Por ser rica em minerais, vitaminas e outras substâncias com poder antioxidante, com destaque para a vitamina C, a mandioquinha ajuda a combater os danos celulares causados pelos radicais livres.

Dessa forma, ela contribui na prevenção do envelhecimento e do desenvolvimento de vários tipos de câncer – dois processos que são muito influenciados pela ação prejudicial dos radicais livres no material genético das células.

E se você quer mais um bom motivo para aproveitar todas essas vantagens, saiba que a Vapza leva até você a batata-salsa já cozida no vapor e selada na embalagem a vácuo, de modo a conservar seu sabor, textura e nutrientes por muito mais tempo.

Além disso, para aproveitar ainda mais os benefícios da mandioquinha, você pode adquirir esse e outros produtos na nossa loja online, pois a Vapza entrega direto na sua casa! Uma excelente forma de incluir esse alimento no seu dia a dia com muita praticidade, não é mesmo?

Fonte(s): Embrapa, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, Quero Viver Bem, O Manul das Papinhas, Minhavida, Tuasáude 

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!