Alimentação Saudável POR Vapza - 24 Jul 2018 — 19h56

7 benefícios da lentilha para a sua saúde

Você já deve ter ouvido falar que comer lentilha na ceia de Réveillon traz sorte para o novo ano que se inicia. Embora não possamos dizer se essa tradição é verdadeira ou não, uma coisa é certa: essa leguminosa faz muito bem para a saúde! Por isso, nosso assunto de hoje são os benefícios da lentilha na sua alimentação.

De origem asiática, essa planta tem sido utilizada na dieta humana desde o período neolítico, com evidências de que nossos antepassados já a consumiam há cerca de 10 mil anos. A lentilha foi uma das primeiras culturas a serem domesticadas no Oriente Médio, de onde se espalhou para o sul da Europa, o norte da África e o restante do mundo.

Conheça os benefícios dessa leguminosa para a sua saúde:

1. A lentilha é rica em proteínas

Apesar de fazer parte do grupo alimentar dos carboidratos, a lentilha tem um alto teor de proteínas, sendo um dos três vegetais que mais se destacam nesse quesito. 

Cerca de 30% de suas calorias provêm desse macronutriente, que é essencial para a construção e manutenção dos músculos e demais tecidos, além de dar maior saciedade.

2. Ajuda a prevenir e combater a anemia

Devido ao seu alto conteúdo de ferro e ácido fólico, a lentilha participa da prevenção e do combate da anemia ferropriva. 

Essa doença é conhecida por causar uma intensa fadiga, que acontece por causa da redução na quantidade de hemácias ou da hemoglobina, prejudicando o transporte de oxigênio até as células e a produção de energia.

3. Reforça o sistema imunológico

A lentilha é rica em vitaminas e minerais importantes para que nossas defesas estejam em dia, mas quem mais ganha destaque é o zinco.

Esse mineral participa de diversos processos bioquímicos dentro das células do sistema imunológico e, assim, a lentilha ajuda a proteger o organismo contra gripes, resfriados e outras doenças infecciosas.

4. Contribui para o controle da diabetes

Pessoas com diabetes encontram uma boa aliada na lentilha pelo fato de ela ser rica em fibras solúveis. Dentro do sistema digestivo, essas fibras se expandem e formam um gel, que retarda a absorção de glicose. Dessa forma, a lentilha ajuda a evitar que a glicemia suba muito, ao mesmo tempo em que previne quadros de hipoglicemia por ser uma fonte de carboidratos.

5. Prolonga a sensação de saciedade

A mesma propriedade mucilaginosa das fibras que contribui para o controle da diabetes também ajuda a regular o apetite. Além de facilitar o trânsito intestinal por aumentar o bolo fecal, melhorando todo o funcionamento do sistema digestivo, elas prolongam a saciedade depois das refeições, evitando que a pessoa coma em excesso.

Esse benefício se soma à saciedade fornecida pelo alto teor de proteínas, de forma que a lentilha atua como coadjuvante nos processos de emagrecimento.

6. Regula a pressão arterial

A lentilha contém minerais como potássio e magnésio, que promovem o relaxamento da parede dos vasos sanguíneos. Em consequência, o calibre das artérias aumenta, reduzindo a pressão arterial – um fator de proteção contra as doenças cardiovasculares.

7. Protege o coração e os vasos sanguíneos

Novamente, trata-se de mais um dos benefícios da lentilha associados às suas fibras. Nesse caso, esse macronutriente reduz a absorção de colesterol ruim (LDL) pelo sistema digestivo, além de estimular o organismo a utilizar as moléculas já existentes dessa gordura.

Dessa forma, esse alimento previne a formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos, a principal causa de doenças cardiovasculares e complicações como infarto e acidente vascular cerebral.

Além disso, a lentilha contém ácido fólico e vitamina B6, que ajudam o organismo a reduzir seus níveis de homocisteína, um componente que pode causar danos às paredes das artérias quando está em excesso, ameaçando a saúde cardíaca.

Se você adorou saber de todas essas vantagens, mas já está imaginando que vai ter que passar horas na cozinha para poder preparar esse alimento poderoso, temos uma excelente notícia! Agora você não precisa mais deixar de molho nem usar a panela de pressão, pois a lentilha Vapza cozida no vapor já vem pronta para o consumo – você só precisa aquecer!

E para aproveitar os benefícios da lentilha para a saúde de forma ainda mais prática, você pode adquirir este e outros produtos da Vapza na nossa loja online, recebendo tudo direto na sua casa. É uma excelente ideia combinar propriedades nutricionais tão interessantes com a facilidade no dia a dia, não é mesmo?

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!