Alimentação Saudável POR Vapza - 25 Jul 2017 — 13h15

7 benefícios da canjica que fazem bem para a saúde



A canjica é um tipo específico de milho que comumente é misturado com outros ingredientes como leite, coco, leite de coco, açúcar e leite condensado. Receita tipicamente brasileira, ela se caracteriza como uma surpreendente e deliciosa sobremesa, visto seus variados benefícios que contribuem para a nossa saúde.

Conhecida em diferentes regiões do país, a canjica faz bem para o organismo, sendo uma excelente aliada da saúde. A canjica pode ser branca ou amarela e também pode ser chamada por outros nomes, como mugunzá no Nordeste, canjiquinha no Rio de Janeiro e jimbelê, corá e chá de burro em outras regiões.

Popularizada pelos escravos que utilizavam o alimento para fazer diferentes pratos de acordo com as possibilidades da época, sua origem é desconhecida, mas se acredita que tenha vindo da África ou da Ásia.

Por ser uma sobremesa, a canjica dá uma falsa impressão de não ser saudável, mas se engana quem pensa isso. Em apenas 100g do alimento, podem ser encontradas proteínas, vitaminas, fósforo, zinco e ácido fólico.

Confira 7 benefícios que a canjica pode trazer para a sua saúde:

1. Rica em ácido fólico

A canjica é rica em ácido fólico. Com ele, seu cérebro mantém-se mais saudável evitando problemas como a depressão. Ele também é responsável pela formação de outras células do corpo, contribuindo com a saúde do organismo por completo.

2. Fonte de carboidratos  

O carboidrato é o que nos dá energia no dia a dia.. aso não seja ingerido, outros nutrientes como as proteínas terão que suprir a sua falta, causando o desequilíbrio do corpo. Além disso, o consumo de carboidratos garante saciedade, evitando que você belisque alimentos fora de hora, assim, ajudando no emagrecimento.

3. Rica em fibras, regulando o intestino e diabetes 

As fibras são aliadas do intestino, evitando a prisão de ventre. Por aumentarem a sensação de sacies, ajudam a emagrecer. As fibras também controlam a diabetes, diminuindo os níveis de açúcar no sangue. 

4. Rica em vitaminas do complexo B

As vitaminas que podem ser encontradas na canjica são várias: B1, B2, B3, B5 e B6. Elas contribuem com o bem-estar do corpo e da mente. Por não serem muito produzidas pelo corpo humano, o seu consumo a partir de alimentos é fundamental.  

5. Fonte de proteínas 

As proteínas auxiliam o crescimento e reparação dos tecidos, ajudam na produção de hormônios, enzimas e anticorpos. Quem pratica esportes deve consumir proteínas pois elas evitam as lesões musculares.

6. Previne doenças cardiovasculares como o colesterol 

A gordura presente na canjica auxilia o colesterol bom e combate o colesterol ruim.Com isso, os riscos de doenças cardiovasculares são reduzidos.

7. Ajuda a emagrecer 

Como dito anteriormente, a canjica garante uma sensação de saciedade, fazendo com que você não sinta fome. Sua alta quantidade de fibras, gorduras boas e baixos índices de colesterol fazem com que esse alimento auxilie o emagrecimento. Além disso, uma porção de 160g de canjica possui cerca de 115 calorias, menos do que uma porção de mesma proporção de arroz.  

É bom lembrar que esses benefícios são alcançados apenas quando não há exagero nos ingredientes de preparo da canjica, como o açúcar e o leite condensado. Para os celíacos, a canjica também é uma ótima opção por ser livre de glúten. 

Faça canjica de maneira mais saudável!

Para o preparo de sua canjica, opte por usar leite desnatado, leite de coco e canela. O leite desnatado é rico em cálcio e tem pouca gordura, fortalecendo a resistência óssea, prevenindo doenças como a hipertensão e a osteoporose.  

O leite de coco possui propriedades que fortalecem o sistema imunológico, aliviando dores de garganta e fazendo bem até mesmo para a pele. Já a canela, também ajuda no controle da diabetes e melhora transtornos digestivos.  

Sobremesa perfeita para você 

A canjica faz bem para o corpo e garante muitos benefícios para a sua saúde. Conheça a Canjica Vapza cozida no vapor que já vem prontinha para você aquecer e dar o seu toque final com um pouquinho de canela ou o que mais você quiser incrementar.  

Fonte(s): Blog da Saúde mg, Drogarias Paraná, Seu Guia de Saúde, Tua Saúde (1) (2) (3), Glicose, Minha Vida, Guia de Nutrição, Bio Som e Mundo Boa Forma

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!