Alimentação Saudável POR Vapza - 13 Nov 2017 — 19h47

7 alimentos que são ricos em proteínas



A proteína é um dos principais nutrientes para uma vida com saúde. Por isso, inserir em sua dieta alimentos que forneçam proteínas é essencial. Quando balanceadas, elas podem promover a perda de peso, a produção de anticorpos e a construção de novos tecidos.

Algumas consequências da falta desse nutriente em nosso organismo são a atrofia dos músculos e outras deficiências nutritivas. O essencial é que as mulheres consumam 46 gramas e os homens 56 gramas por dia. Mas é bom também não exagerar na dose, já que o consumo em excesso causa um desequilíbrio no pH, podendo causar cálculos renais. 

Confira quais são os 7 alimentos que são ricos em proteínas

1. Frango: Com grande quantidade de proteínas, a carne de frango também é rica em vitaminas do complexo B, triptofano e fósforo. Cerca de 100g de peito de frango, fornecem 18,3 gramas de proteínas. Para o consumo, evite comer esse alimento com pele, pois ela contém muita gordura. Experimente o Frango Desfiado Vapza em suas receitas. 

2. Carne Vermelha: As maiores quantias de proteínas são de origem animal. Por isso, a carne vermelha também é um ótimo alimento para a obtenção de proteínas. Outro ponto positivo é que elas auxiliam na produção de colágeno e queratina no corpo. Conheça a Carne em Tiras e a Carne Curada da Vapza, ótimas opções para serem inseridas em sua dieta.

3. Peixes: Alguns dos peixes que possuem maior quantidade do nutriente são os com escamas e barbatanas, como: salmão, sardinhas, atum e tilápia. Além disso, eles são excelentes fontes de Ômega 3, gordura essencial para o sangue e para a saúde do coração, que é fornecida apenas pela alimentação, pois o organismo humano não consegue produzi-la.

4. Soja: Importante proteína vegetal, a soja fornece grandes quantidades de proteínas para o organismo, mas é bom ficar alerta, pois grande parte da produção desse alimento é transgênica. Sendo assim, deve ser consumido em pequenas escalas, pois podem causar intolerância.

5. Oleaginosas: As oleaginosas, quando bem encaixadas na dieta, são uma ótima fonte de proteínas para o seu organismo. Elas são excelentes opções para um lanche saudável entre as refeições. Mas é bom ficar de olho ao consumi-las, pois elas possuem grande quantidade de calorias.

6. Ovos: Esse alimento possui muitos nutrientes, principalmente as claras. Em um único ovo, podemos encontrar cerca de 6 gramas de proteínas. A dica é comer esse alimento de forma cozida, pois é mais saudável.  

7. Leite e derivados: O leite de vaca e seus derivados, como o queijo e iogurtes, enriquecem a alimentação com as proteínas, carboidratos e gorduras. Uma xícara de leite fornece aproximadamente 8 gramas de proteínas. A dica é sempre preferir o leite desnatado e opções menos gordurosas e calóricas, como o queijo branco.

Fonte(s): Biosom, GNT, Terra e Vix