Alimentação Saudável POR Vapza - 05 Nov 2018 — 20h14

6 dicas para cozinhar mais rápido

Cozinhar em casa é mais saudável, mais econômico e é uma excelente oportunidade para reunir a família e conversar sobre o dia de cada um, mas nem sempre sobra tempo para preparar uma refeição caseira, não é mesmo? Se esse é o seu caso, você precisa conhecer as dicas para cozinhar mais rápido que nós selecionamos para você. Confira:

1. Leia a receita toda antes de começar

Se você vai preparar um prato novo, não deixe de ler todas as instruções da receita antes de começar para não ser surpreendido com passos como “deixe o feijão de molho por 12 horas” ou “coloque o sorvete no congelador de um dia para o outro”.

Estudar toda a receita também é importante para se certificar de que você entendeu como cada ingrediente será utilizado e que você sabe como executar todas as técnicas necessárias, como aquecer em banho-maria, flambar ou usar um maçarico.

2. Confira e separe os ingredientes

Hoje em dia, já não é mais tão comum bater na porta da vizinha para pedir uma xícara de farinha emprestada, não é mesmo? Por isso, antes de começar a cozinhar, verifique se você tem todos os ingredientes em casa e se eles estão dentro da data de validade – o que evita perder um tempão tendo que correr até o supermercado.

Além disso, procure deixar todos os utensílios à mão e os ingredientes já medidos, fatiados ou picados, quando for o caso, o que agiliza muito a preparação da receita.

3. Invista nos principais utensílios e eletrodomésticos

Você até pode bater a massa do bolo à mão, mas vai dar muito mais trabalho e será muito mais demorado do que usar a batedeira. Por isso, para economizar seu tempo na cozinha, é importante investir em alguns equipamentos básicos e garantir que eles estejam funcionando bem.

Entre os eletrodomésticos, alguns dos mais úteis são liquidificador, processador de alimentos, micro-ondas e batedeira. Já em relação aos utensílios, mantenha as facas bem afiadas, invista em uma tesoura de cozinha e um bom abridor de latas e garrafas e tenha pelo menos 3 panelas (de cerâmica ou antiaderentes) e 2 assadeiras de tamanhos diferentes.

4. Armazene temperos picados em pequenas porções

Em vez de ter que picar seus temperos todas as vezes em que for cozinhar, prepare uma quantidade maior de cada um deles e armazene-os em pequenas porções. Veja como fazer isso:

  • Alho e sal: amasse os dentes de alho com sal de cozinha, misture bem e guarde em um pote bem fechado na geladeira por até 15 dias;
  • Alho e cebola: triture os temperos no processador com um pouco de azeite e congele-os em forminhas de gelo, transferindo os cubos para saquinhos depois. Na hora de usar, é só pegar quantos cubos desejar e colocar direto na panela. Lembre-se de reservar uma forminha apenas para isso, pois ela pegará gosto;
  • Salsinha, cebolinha, manjericão e coentro: lave e escorra bem os temperos, secando-os com um pano limpo ou papel-toalha. Em seguida, pique as ervas e congele-as em saquinhos plásticos. Elas duram de 3 a 4 meses.

5. Vá lavando a louça enquanto prepara a refeição

Cozinhar até pode levar algum um tempo, mas arrumar a cozinha depois costuma dar ainda mais trabalho. Para evitar esse problema, procure ir organizando a pia e a bancada conforme você for executando a receita.

Jogue embalagens vazias no lixo, guarde os ingredientes já utilizados em seus devidos lugares, deixe panelas de molho e aproveite o tempo da fervura ou do cozimento para lavar os utensílios. Assim, depois da refeição, a limpeza da cozinha já estará bem adiantada.

6. Utilize os produtos da Vapza, que já vêm prontos ou semiprontos

Se você achava que era impossível fazer uma feijoada, cozinhar lentilha ou preparar uma canjica em poucos minutos, saiba que a Vapza resolve esses e muitos outros problemas! Com uma grande variedade de alimentos que já vêm cozidos – e alguns até temperados –, fica muito mais fácil preparar uma refeição em instantes.

A Vapza conta com uma linha de produtos já prontos para o consumo, como arroz integral, carne em tiras e feijão, bastando aquecê-los por alguns minutos. Além disso, você tem à sua disposição alimentos como batata, beterraba, carne seca, frango desfiado, grão-de-bico, aipim, seleta de legumes e muitos outros que já vêm cozidos – e você só precisa incorporá-los à sua receita ou dar seu toque final com o tempero de sua preferência.

Além de não conter conservantes e ser longa vida, os produtos da Vapza estão disponíveis na nossa loja online, assim você pode fazer suas comprar sem sair de casa e economizar ainda mais tempo!

Com essas dicas para cozinhar mais rápido e todas as facilidade oferecidas pela Vapza, você vai preparar refeições saudáveis e saborosas e ainda vai ter muito mais tempo para ficar com quem você mais ama!

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!