Alimentação Saudável POR Vapza - 29 Jun 2018 — 17h19

5 receitas fit com batata-doce

Queridinha do mundo fitness, a batata-doce auxilia o emagrecimento, combate os efeitos dos radicais livres e é fonte de fibras e vitaminas. E para aproveitar esses e outros benefícios desse tubérculo, nada melhor do que incluir receitas fit com batata-doce no seu dia a dia.

Se você pensava que a batata-doce só podia ser consumida cozida ou assada, saiba que ela é um ingrediente muito versátil e que pode participar dos mais diversos tipos de preparações para incrementar o seu cardápio. Confira as receitas que nós selecionamos para você:

Dica: antes de utilizar a batata-doce Vapza, lembre-se de cortar uma das extremidades do pacote e comprimir levemente o conteúdo, de forma que ele fique bem solto.

1. Panqueca fit de batata-doce

Ingredientes:

Modo de fazer:

  1. Coloque a batata-doce em um recipiente e amasse com um garfo. Em seguida, acrescente a aveia e os ovos e misture bem. Se a massa ficar muito consistente, adicione ½ colher de sopa de água por vez até atingir o ponto desejado.
  2. Em uma frigideira untada, despeje um pouco da massa e espalhe. Espere dourar e vire a panqueca para dourar do outro lado também. Recheie a gosto.

2. Nhoque fit de batata-doce

Ingredientes:

Modo de fazer:

  1. Em um recipiente, amasse a batata-doce Vapza com um garfo ou espremedor de batata. Em seguida, adicione o ovo e misture bem. Acrescente a farinha aos poucos enquanto amassa a mistura. Se for necessário, coloque mais farinha até que a massa desgrude das mãos.
  2. Em uma bancada enfarinhada, modele uma parte da massa até formar um rolo. Corte-o em quadradinhos e coloque-os para cozinhar em uma panela com água fervente. Quando eles começarem a subir, retire-os da água com uma escumadeira.
  3. Regue o nhoque com azeite para que os quadradinhos não grudem e adicione o molho de tomate e a ricota a gosto.

3. Suflê fit de frango com batata-doce

Ingredientes:

Modo de fazer:

  1. Bata as claras em neve e reserve. Em seguida, bata as gemas, o requeijão, o leite, o parmesão e os temperos a gosto. Amasse a batata-doce Vapza com um garfo, acrescente ao recipiente e misture bem. Adicione as claras em neve aos poucos, mexa delicadamente e reserve.
  2. Retire o peito de frango desfiado Vapza da embalagem, coloque em uma tigela à parte e acerte os temperos a gosto. Em seguida, acrescente o frango à massa e misture. Transfira a massa para um refratário untado e enfarinhado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até ficar firme no centro e dourado na superfície (cerca de 45 minutos). Sirva em seguida.

5. Pizza de batata-doce sem glúten

Ingredientes:

Para a massa:

  • 1 pacote de batata-doce cozida no vapor Vapza
  • 1 ½ xícara de farinha de arroz
  • 1 ½ xícara de polvilho doce
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça-dourada
  • 2 ½ colheres de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de café de açúcar demerara
  • 2 ovos
  • ½ xícara de água morna
  • ¼ de xícara de azeite de oliva
  • 320 g (16 colheres) de molho de tomate

Para o recheio:

  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 1 alho-poró (a parte branca e um pouco da verde) bem picado
  • 300 g de ricota fresca
  • Sal, orégano, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
  • 5 aspargos grelhados cortados ao meio, na longitudinal
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão light

Materiais:

  • Plástico-filme
  • Rolo de macarrão

Modo de fazer:

  1. Dissolva o fermento na água morna e deixe descansar por 10 minutos ou até formar espuma e reserve. Misture a farinha de arroz, o polvilho doce e a farinha de linhaça. Amasse a batata-doce Vapza em um recipiente à parte e acrescente-a às farinhas.
  2. Adicione o açúcar, o azeite de oliva, os ovos e o fermento já ativado e misture muito bem com as mãos. Cubra a massa com um pano de prato e deixe descansar por 15 minutos na geladeira para crescer.
  3. Divida a massa em duas partes e coloque uma de cada vez em uma superfície lisa coberta por filme-plástico. Coloque outro pedaço de filme-plástico por cima da massa e abra-a em formato de disco com auxílio do rolo de macarrão. Em seguida, espalhe 8 colheres de molho de tomate sobre a massa e pré-asse por 20 minutos a 180 graus. Repita esse procedimento com a outra parte da massa.
  4. Para o recheio, refogue o alho-poró picado em azeite até ficar macio, tire do fogo e adicione sal a gosto. Tempere a ricota com sal, pimenta e noz-moscada e adicione ao alho-poró. Cubra as pizzas com o recheio, polvilhe com o parmesão e distribua os aspargos grelhados cortados ao meio. Leve ao forno por mais 10 minutos para gratinar.

***

A fama da batata-doce não é à toa: por ser uma fonte de carboidrato rica em fibras, ela é digerida mais lentamente do que a batata-inglesa, apresentando índice glicêmico médio. Dessa forma, ela é convertida em glicose de maneira gradual, fornecendo energia aos poucos para o organismo, sem despertar pico de insulina.

Como resultado, ele evita o acúmulo de gordura abdominal e mantém a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no controle do peso. Além disso, esse mesmo mecanismo ajuda a prevenir e tratar a diabetes do tipo 2.

Incluir essas receitas fit com batata-doce no cardápio traz benefícios tanto para quem pega pesado na academia quanto para quem prefere outro tipo de atividade física, como as caminhadas. E o melhor de tudo é que você pode adquirir esse e outros ingredientes da Vapza na nossa loja online, recebendo tudo na sua casa. Saudável e prático ao mesmo tempo!

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!