Alimentação Saudável POR Vapza - 29 Aug 2018 — 18h52

4 receitas sensacionais com feijão carioquinha


O feijão é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, mas isso não quer dizer que você precise prepará-lo sempre da mesma forma! Com estas receitas de feijão carioquinha, você vai poder fazer desde o acompanhamento perfeito para o arroz até um hambúrguer vegano e sem glúten.

Dicas importantes antes de começar:

  1. Ao utilizar o feijão carioca Vapza cozido no vapor da linha “Dê o Seu Toque Final” (caixa com 500 gramas), corte uma extremidade do pacote e comprima o conteúdo levemente para deixar os grãos bem soltinhos. Depois, siga a receita normalmente;
  2. Se preferir usar o feijão carioca Vapza cozido no vapor da linha “Orgânico”, siga o mesmo procedimento descrito acima, mas utilize o dobro de caixas indicadas na receita (pois cada uma vem com 250 gramas);
  3. Caso você opte pelo feijão carioca Vapza cozido no vapor da linha “Só Aquecer!”, que já vem temperado, basta despejar o conteúdo na panela e mexer, pulando as etapas de refogar. Lembre-se de utilizar o dobro de caixas indicadas na receita.

1. Feijão carioquinha cremoso e bem temperado para o dia a dia

Despeje o óleo em uma panela em fogo baixo e refogue a cebola, o alho e o louro até dourar. Acrescente o feijão carioca Vapza e mexa bem. Em seguida, adicione a água e o manjericão e deixe cozinhar em fogo baixo por 3 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Tempere com sal e pimenta-calabresa a gosto e sirva.

2. Sopa de feijão carioquinha com macarrão

Em uma panela, despeje o feijão carioca Vapza (500 gramas), acrescente a água, as folhas de louro e o charque e deixe ferver por 2 minutos. Acrescente o cominho, a cebola, o tomate e o alho e tempere com sal e pimenta a gosto (lembre-se de que o charque já é salgado e pode até mesmo dispensar o acréscimo de sal). Mexa bem e deixe cozinhar por mais 3 minutos.

Aos poucos, transfira o feijão para o liquidificador e bata até ficar com a consistência pastosa. Passe todo o feijão batido por uma peneira e despeje-o em uma panela grande. Acrescente mais água até obter a consistência de sopa.

Leve a panela ao fogo médio e adicione o macarrão e o coentro. Deixe ferver por 5 minutos ou até que a massa esteja cozida, mexendo sempre. Sirva quente.

3. Mexido de feijão carioca e couve

  • 1 caixa de feijão carioca Vapza cozido no vapor “Dê o Seu Toque Final” (500 gramas)
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 100 gramas de bacon em cubos pequenos
  • 250 gramas de linguiça defumada picada em cubinhos
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • ½ pimentão-vermelho pequeno sem sementes picado em cubinhos
  • 2 xícaras de chá de couve-manteiga cortada em fatias finas
  • 200 ml de água
  • 100 gramas de farinha de milho flocada
  • Sal e pimenta-calabresa a gosto

Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e frite o bacon por 1 minuto em fogo médio. Acrescente a linguiça, o alho, a cebola, o pimentão-vermelho e a couve-manteiga e refogue por 3 a 4 minutos ou até que todos os ingredientes fiquem macios.

Em seguida, adicione o feijão carioca Vapza e a água e misture bem. Deixe ferver por 2 minutos. Acrescente a farinha de milho flocada aos poucos e mexa para não empelotar. Tempere com sal e pimenta-calabresa a gosto e sirva em seguida.

4. Hambúrguer de feijão carioquinha sem glúten

Despeje o feijão carioca Vapza em um recipiente e amasse com um garfo. Não é preciso amassar todos os grãos. Reserve.

Em uma panela, aqueça o óleo vegetal e frite a cebola. Adicione o feijão amassado, misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tire do fogo e espere até que o feijão fique morno.

Adicione a farinha de arroz e misture bem. Com as mãos untadas com um pouco de óleo vegetal, modele os hambúrgueres do tamanho que preferir. Frite os hambúrgueres em um fio de óleo dos dois lados até ficarem dourados e crocantes e sirva logo em seguida.

***

Mesmo sendo um alimento muito consumido no dia a dia dos brasileiros, o preparo do feijão é visto como trabalhoso porque é preciso deixá-lo de molho por 12 a 24 horas e seu cozimento é demorado, necessitando da panela de pressão para acelerar o processo.

Pensando nisso, a Vapza oferece três versões do feijão carioca e outras variedades desse grão tão saboroso, todas elas já cozidas e prontas para receber o tempero ou para ser aquecidas e ir direto à mesa. 

E para facilitar ainda mais a sua vida na hora de preparar essas receitas com feijão carioquinha, você pode adquirir esse e outros produtos da Vapza em nossa loja online, recebendo a encomenda direto na sua casa. Aproveite a praticidade para inovar na cozinha!

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!