Alimentação Saudável POR Vapza - 26 Sep 2018 — 19h46

4 receitas inusitadas com beterraba

A beterraba é uma hortaliça de alto valor nutricional, rica em ferro, vitaminas, fibras e antioxidantes. Embora seja tradicionalmente consumida em forma de salada, ela é muito versátil e pode participar de diversos pratos. Por isso, hoje nós selecionamos 4 receitas inusitadas com beterraba para você experimentar.

Para tornar o preparo mais prático, as receitas utilizam a beterraba da Vapza, que já vem cozida e cortada em cubinhos. 

Dica: antes de começar o preparo, corte a extremidade do pacote e comprima levemente o conteúdo para deixá-lo bem soltinho. Depois, é só seguir com a receita. Confira:

1. Tartar de beterraba com um toque de baunilha e sopa fria de iogurte


Tempere a beterraba em cubos Vapza cozida no vapor com sal e pimenta-do-reino a gosto. Abra a fava de baunilha com uma faca, misture seu conteúdo com o azeite de oliva e adicione-o à beterraba. Em outro recipiente, misture o iogurte natural com o leite e tempere com sal. 

Para a montagem do tartar, distribua os cubos de beterraba em um prato e acrescente a sopa fria de iogurte por cima. Você pode decorar com brotos de beterraba se desejar.

2. Macarrão caseiro de beterraba


Amasse a beterraba em cubos Vapza cozida no vapor com auxílio de um garfo para obter um purê. Tempere com sal a gosto e adicione os ovos, misturando até incorporar. Em seguida, adicione a farinha aos poucos, até formar uma massa que não grude nas mãos.

Depois de dar o ponto, abra a massa e corte no formato desejado. Para cozinhar o macarrão de beterraba, coloque-o em água fervente e retire rapidamente para que ele não se desmanche.

3. Hambúrguer de beterraba, arroz e lentilha


Bata a beterraba, o arroz integral e a lentilha Vapza no processador de alimentos ou no liquidificador usando a função pulsar até obter uma mistura parecida com carne moída crua. Transfira a mistura para um recipiente e adicione os demais ingredientes. Você pode substituir ou aumentar a quantidade dos temperos se preferir.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Modele os hambúrgueres e distribua-os em uma assadeira untada. Pincele com azeite de oliva e asse-os por 15 minutos. Vire os hambúrgueres e deixe assar por mais 15 minutos. Você pode servir em formato de sanduíche ou acompanhados por uma salada.

4. Red Velvet de beterraba com recheio e cobertura de cream cheese

  • 1 caixa de beterraba em cubos Vapza cozida no vapor
  • 3 ovos
  • ½ xícara de chá de óleo de canola
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • Suco de 2 limões pequenos
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 600 gramas de cream cheese
  • 2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
  • Óleo e farinha para untar

Antes de começar a preparar a receita, pré-aqueça o forno a 180 graus. Em seguida, bata no liquidificador a beterraba em cubos Vapza cozida no vapor, os ovos, o óleo, o açúcar e o suco de limão. Passe a farinha de trigo e o fermento por uma peneira e adicione-os delicadamente à mistura de beterraba.

Transfira a massa para uma assadeira redonda média untada e enfarinhada e leve para assar por cerca 30 minutos ou até o palito sair limpo. Espere o bolo esfriar, desenforme e corte em três discos.

Para fazer o recheio e a cobertura, bata o cream cheese e o açúcar de confeiteiro na batedeira em velocidade alta até formar um creme (aproximadamente 5 minutos). Espalhe o creme sobre dois discos de massa e empilhe os três para formar o bolo. Em seguida, cubra a superfície e as laterais. Caso sobrem aparas da massa, você pode esfarelar e polvilhar por cima do bolo para decorar.

Para ter ainda mais praticidade na cozinha, lembre-se de que você pode adquirir a beterraba em cubos e outros produtos da Vapza pela nossa loja online e receber diretamente na sua casa. Assim, fica ainda mais gostoso experimentar essas receitas inusitadas com beterraba e aproveitar essa hortaliça cheia de benefícios de maneiras deliciosas e surpreendentes.

VEJA TAMBÉM

Outras Postagens

Vapza Social
SIGA A VAPZA EM SUAS REDES SOCIAIS!
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
CONHEÇA O NOSSO PROCESSO PRODUTIVO!